A História do Beisebol em Registro-SP A História do Beisebol em Registro-SP - Registro-SP A História do Beisebol em Registro-SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

A História do Beisebol em Registro-SP

“Acreditava-se que o Beisebol fora introduzido pelos imigrantes japoneses no Brasil. O livro editado pela “Federação Paulista de Base-ball e Soft-ball” em 1985: “História do Beisebol Brasileiro – Primeira parte”, editado em japonês, no entanto, mostra que por volta de 1916 os norte americanos já tinham times organizados em São Paulo e no Rio. [1916~1941]”

A História do Beisebol em  Registro-SP

O PRIMEIRO CAMPEONATO SUDOESTE DE BEISEBOL 


A História do Beisebol em  Registro-SP
“A obra citada acima mostra a foto do time que é considerada pela FPBSB – Federação Paulista, como sendo a mais antiga da primeira equipe de beisebol da colônia japonesa no Brasil. Segundo a legenda, é a foto oficial da “Cerimônia de Abertura do Departamento de Beisebol do Seinenkai dos Japoneses no Brasil”.
A data é de 24 de setembro de 1916, no campo da Sudan. Neste dia, foi feita uma disputa com três times, formados pelos japoneses. O interessante é que consta que Ikutaro Aoyagui foi o convidado de honra a realizar o lançamento simbólico da primeira bola da competição.

Ele era diretor da empresa de colonização Burataku – Burajiru Takushoku Kabushiki Kaisha. Esta é a empresa que fundou a primeira colônia japonesa do Brasil, a Katsura, precursora dacolônia de Registro-SP, conforme citamos no início do presente histórico (capítulo I.1)”

“Capítulo I.1 – A região de Registro-SP foi precursora na formação de centros organizados de colonização japonesa, no Brasil, fundando em 1913 a Colônia KATSURA, na região de JIPOVURA, na margem esquerda (de quem desce em direção ao mar) do Rio Ribeira de Iguape, posteriormente mais conhecida como Colônia de Iguape (Katsura, Registro, Sete Barras, Quilombo e Juquiá).

A rigor, a primeira comunidade foi chamada de KATSURA SHOKUMINTI, (Colônia Katsura) em homenagem ao Primeiro Ministro do Japão na época, Taro Katsura. O então Primeiro Ministro do Japão, no seu terceiro mandato, acumulava as funções de Ministro do Exterior, e apoiou a colonização japonesa empreendida pela empresa BURATAKU (Burajiru Takushoku Kabushiki Kaisha = Empresa Brasileira de Colonização S.A.), tendo como diretor local IKUTARO AOYAGUI. Posteriormente a BURATAKU associou-se à “KAIGAI KOOGYOO KABUSHIKI KAISHA, (abreviado KKKK, ou KAIKOO), empresa japonesa, sob supervisão governamental, criada em 1917, responsável por todos os assuntos de imigração para o Brasil”.

“Prosseguindo na leitura do Histórico do Beisebol


No Beisebol, constatamos que a primeira equipe realmente forte de beisebol japonês, em São Paulo, foi o Mikado Undoo Kurabu, (Clube Desportivo Mikado).

Reunida na primeira escola japonesa de São Paulo, a Taishoo Shoogakkoo, na rua Conde de Sarzedas, no atual bairro da Liberdade, o Mikado foi fundado no dia 6 de maio de 1920. O primeiro Diretor do Clube Mikado foi Kenji Sassahara.


Ele não veio exatamente como um imigrante. Consta que veio ao Brasil junto com um tal Shimizu, via Europa, no ano de 1915. Era estudante da Universidade de Keioo, uma famosa escola da elite japonesa. A primeira presença dele nas atividades da colônia japonesa é num Undookai realizado no Parque da Aclimação em 1917, quando participou de uma corrida de fundos e venceu.

Nesta época, ele negociava produtos agrícolas com empresas norte-americanas. E como era um grande apreciador do beisebol, ele participava das “peladas” com os americanos, jogando na posição de arremessador ou de receptor. Posteriormente, ajudou a fundar o Clube Mikado, do qual foi o primeiro Diretor. Em 1923, ingressa como funcionário da empresa sucessora da Burataku, a Kaikoo – Kaigai Koogyoo Kabushiki Kaisha e entra em Registro-SP.

Lá, ele foi instrutor de esportes e fez com que a equipe de Registro se tornasse a primeira campeã de um torneio oficial, onde participaram MIKADO e REGISTRO (houve a ausência da equipe de Anhumas), em 1924. Neste mesmo ano, pouco antes do torneio, a equipe de Registro recebe o reforço do médico da Kaikyoo, Enpei Kikuti, já citado como precursor do atletismo (pág. 15).” (vide pág. 15 ao final desta matéria)

“Essa equipe que disputou o Primeiro Torneio “Estandarte Samesima” e venceu contra Mikado as 3 partidas do torneio foi formada com Kikuti como arremessador e Sassahara como receptor. A “História do Beisebol”, da Federação, registra que o estandarte Samesima não ficou pronto até a data do torneio e foi entregue oficialmente no ano seguinte à equipe de Registro-SP.
Hoje, o estandarte Samesima está exposto no Museu da Imigração Japonesa, na rua São Joaquim, tendo sido doado pelo São Paulo BBC. A História do Beisebol Brasileiro traz uma foto do estandarte, na ocasião em que foi entregue por Morimassa Yokota, grande entusiasta e colaborador do desenvolvimento do esporte na colônia. Esse estandarte é uma obra de arte encomendada especialmente a um alfaiate da Quintino Bocaiúva e está com a gravação da famosa frase do Imperador Romano, Júlio César: “VENI, VIDI, VICI”, em latim, significando: Vim, Vi, e Venci. 

Em 1946 é fundada a Federação Paulista de Base-Ball.” (vide matéria neste site) 
“REGISTRO-SP Conforme já comentado, foi uma das colônias que, praticamente, iniciou o beisebol. Com o falecimento do Sassahara,
em 1926, no entanto, o beisebol de Registro-SP perde um pouco o esplendor. Mesmo assim, a prática foi retomada na década de 30 e, em 1949 foi convidada a fazer parte da UDS – União Desportiva Sudoeste, revivendo o entusiasmo.”

I.5 – 1º CAMPEONATO SUDOESTE DE ATLETISMO: 07 de agosto de 1949 


Registro-SP, apesar de ser a filiada mais afastada do centro da região Sudoeste, merecia ser escolhida como a sede do 1º Campeonato Sudoeste de Atletismo por uma série de razões:
1. Tradição nas participações de Campeonatos de Atletismo a nível intercolonial. 
2. Reproduzindo trechos do livro da história de Registro-SP, Registoro Shokuminti No Rokujuunen (Os 60 Anos Da Colônia De
Registro-SP), de 1978, encontramos nas páginas dedicadas ao esporte:
“O médico Enpei Kikuti, que perdera seu parceiro Sassahara no beisebol, começou a dedicar-se ao atletismo.
Evidentemente, não havia pistas oficiais, nem campo adequado, mas as competições eram realizadas nos campos improvisados em terrenos baldios. Pouco se conhecia das regras e houve até uma competição inter-bairros em que um atleta dirigido por Kikuti perdeu numa prova, e este, usando sua autoridade mandou repetir a prova. Revoltada, a equipe dirigida por Takeo Ishikura, representando o 19º Distrito, retirou-se da competição.
Nesta época, os treinamentos eram feitos sem nenhuma técnica e não havia sapatos especiais de pregos suficientes para a corrida. Quem ensinou, realmente, as regras para uma competição de atletismo, como tal, foi o professor Kozo Ebina. 
Em 1931, por ocasião da 1ª Competição Intercolonial de Atletismo, a ser realizado em São Paulo, Registro-SP foi convidada como a Colônia Japonesa mais antiga do Brasil. Baseado nos resultados anteriores, Ebina formou uma equipe de 8 atletas, selecionados entre os distritos de Sete Barras, Registro-SP e bairros. 
A seleção partiu por vapor no dia 26 de abril de 1931, rumo ao estádio do Clube Atlético Paulistano. E da Competição realizada em 28 de abril, trazendo alguns resultados fantásticos, voltaram a Registro no dia 30. O atleta Muramoto venceu as provas de 1500 m e 5000 m. Kabayama venceu a prova de 400 m. (…)” “







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem