Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil - Registro-SP Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil
Siga nosso Canal no Whatsapp

Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil

A iniciativa contou com a profissionais da área e na sequência foi realizada uma roda de conversa com o tema: “Marketing abusivo da indústria, o uso Indiscriminado de fórmula infantil e a saúde pública”

Utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê. Isso ocorre, principalmente, quando os pais não podem comprar os substitutos na quantidade necessária ou quando a água que utilizam para preparar o alimento não é limpa o suficiente. A falta de informação e o uso indiscriminado de fórmula infantil foi tema de mais uma ação do Agosto Dourado realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em parceria com o CEREST e SENAC, foi organizada uma sessão pipoca para os profissionais da área da Saúde com o filme TIGERS, baseado em uma história real. O enredo mostra como um ex-funcionário paquistanês denunciou uma indústria de alimentos infantil com a ajuda da IBFAN/Baby Milk Action depois de perceber a morte e o sofrimento de inúmeras crianças em decorrência do uso de fórmula infantil. O filme mostra claramente as estratégias abusivas de marketing da empresa.

Após a sessão houve uma roda de conversa conduzida por profissionais da Secretaria de Saúde com o tema: Marketing abusivo da indústria, o uso indiscriminado de fórmula infantil e a saúde pública. "As mães sempre querem o melhor para os seus filhos. A indústria influencia as decisões das famílias em relação à alimentação infantil por meio de ações de marketing sistemáticas e antiéticas, envolvendo também os profissionais de saúde. É preciso que tenhamos um olhar reflexivo e crítico para prescrever esses produtos somente com razões aceitáveis e necessárias de uso. O filme, uma história verídica, nos traz esse olhar e essa percepção”, disse Vanessa Abreu, Nutricionista da Atenção Básica de Registro-SP, especialista em aleitamento materno e mestranda em saúde coletiva.


Vale ressaltar que o trabalho de incentivo ao aleitamento materno que vem sendo realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde resultou na redução em 46% dos gastos com fornecimento de fórmula infantil no último ano.

Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil
Secretaria de Saúde promove sessão pipoca para reflexão sobre o uso indiscriminado de fórmula infantil



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem