Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Projeto de Lei visa homenagear cooperação entre as cidades-irmãs Registro-SP e Nakatsugawa

Os vereadores Vander Lopes (PODE) e Ton Adorno (PP), protocolaram na Câmara Municipal de Registro-SP um projeto de lei que “Institui no calendário de eventos oficiais do município de Registro-SP o "Dia do Convênio de Cooperação entre as Cidades-Irmãs Registro-SP e Nakatsugawa. 

Projeto de Lei visa homenagear cooperação entre as cidades-irmãs Registro-SP e Nakatsugawa

O Projeto tem como objetivo estreitar o vínculo histórico, cultural e institucional que ocorre entre as duas cidades desde 1980 e intensificar ainda mais essa relação, além de celebrar o sucesso das relações econômicas e culturais entre as cidades.

Esta semana comemora-se 40 anos da união entre a cidade japonesa Nakatsugawa e Registro-SP como cidades-irmãs, marcados por um trabalho em equipe para a promoção de atividades nas áreas de cultura, negócios e inovação.

“Comemorar esses quarenta anos é celebrar o sucesso das relações econômicas e culturais, e de incentivo ao desenvolvimento da cooperação entre as cidades em áreas de interesse comum, uma relação em que o nosso município se encontra em profunda gratidão, pela importância dos investimentos japoneses que tivemos, além do esforço e trabalho de toda a comunidade japonesa para construir a nossa cidade, em uma relação pautada pelo respeito e admiração”, afirmou o vereador Vander Lopes. “Em reconhecimento aos grandes feitos da irmandade, mostra-se imperativa a homenagem à nossa cidade-irmã Nakatsugawa, com a inclusão de sua data comemorativa no calendário oficial de eventos do Município”, enfatizou.

O vereador Ton Adorno disse que deseja que esse intercâmbio continue, sempre ligado com laços de amizade e troca em diversas áreas. “Nos alegramos por comemorar mais um ano desta grande amizade. Desde que o convênio foi firmado, as duas cidades realizaram intercâmbios em diversos seguimentos. Expresso a minha gratidão pela cooperação e suporte da cidade de Registro-SP nesta ação e o meu profundo agradecimento a todos os envolvidos”, destacou.

Ao justificar a apresentação do projeto os parlamentares destacaram que a irmandade já resultou em grandes feitos, como a ajuda com recursos para o Hospital São João - Apamir, Casa da Criança Futuro Feliz, APAE, Apoio ao Menor Esperança (AME) e Lar dos Velhinhos, entidades que desenvolvem importantes trabalhos na área da saúde, assistência social e educação e que promovem o bem-estar das pessoas, a exemplo da UTI Neonatal do HRLB em conjunto com os Rotarys Clubes de Registro-SP. A ajuda de Nakatsugawa também foi fundamental para a construção da sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro-SP – o Bunkyo, que além de manter as tradições japonesas, se tornou mais um cartão postal da nossa cidade de Registro-SP.

No texto do projeto, os vereadores aproveitaram o ensejo para prestar os agradecimentos ao Sr. Kunihiko Takahashi, como presidente do Convênio das Cidades Irmãs, e a Associação Cultural Nipo Brasilieira de Registro-SP (BUNKYO), pelos excelentes desempenhos e dedicação com que executam suas tarefas.

O projeto foi protocolado na segunda-feira (6), na Câmara de Vereadores e segue o trâmite interno dentro das comissões até ir para votação no plenário.

Convênio de Cidades-Irmãs


O irmanamento, firmado em 04 de agosto de 1980, teve como objetivo aproximar a comunidade japonesa e os registrenses, aprofundando as relações sociais, culturais e econômicas.

Na época, conforme pretensão do prefeito Tamotsu Koike da cidade de Nakatsugawa que estava à procura de cidade do Brasil para firmar convênio de cidades-irmãs, o Sr. Kaoru Ito que esteve no Brasil na comemoração do 40º aniversário da fundação do Gifu Kenjinkai do Brasil (Associação das províncias de GIFU) onde foi apresentado à cidade de Registro-SP através do Sr. Shokichi Yassuda, presidente da mesma associação. Em abril de 1979, foi enviado da cidade de Registro-SP, mensagem oficial pretendendo celebrar convênio de cidades-irmãs com Nakatsugawa.

Em junho de 1980 após a aprovação da assembleia municipal de Nakatsugawa, o prefeito Koike Tamotsu e a sua esposa visitaram a cidade de Registro-SP e em 4 de agosto de 1980 foi assinado a ATA DE CONVÊNIO de mútua cooperação, promovendo intercâmbio cultural e educacional, bem como impulsionar o intercâmbio entre Japão e Brasil. Com tais propósitos, a cidade de Nakatsugawa e de Registro-SP declararam e firmaram o convênio de Cidades-irmãs.


Postar um comentário

0 Comentários