Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

A Gestão Agrária como Desenvolvimento Sustentável local


Na última semana do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro-SP destaca as ações de Gestão de Desenvolvimento Agrário, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente que tem como objetivo promover o avanço econômico, social e ecológico com a criação de oportunidades que aumentem a geração de emprego e renda da população.

A Gestão Agrária como Desenvolvimento Sustentável local

A atuação de desenvolvimento agrário municipal se dá nas seguintes frentes: Patrulha Agrícola, Frente de Trabalho Rural, INCRA e Horta Orgânica.

A Gestão Agrária como Desenvolvimento Sustentável local

A Patrulha Agrícola faz parte do Programa de Mecanização Agrícola do Município de Registro, instituído pela Lei n°1.386 de novembro de 2013. O objetivo do Programa é a prestação de serviços de mecanização agrícola aos pequenos produtores no desenvolvimento de suas atividades agropecuárias, conforme regras estabelecidas na lei. A Patrulha Agrícola pode ser utilizada para o preparo de solo. Atualmente, a SMDAMA conta com uma grade aradora, grade niveladora, rotativa, enleirador e roçadeira.

Já a Frente de Trabalho Rural tem a finalidade de realizar a manutenção das roçadas nas estradas rurais. Os próprios moradores dos bairros atendidos são contratados para esta função chamada de Conserveiro. A escolha do Conserveiro é feita por eleição junto aos moradores do bairro.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, localizado nas dependências da SMDAMA, oferece os seguintes serviços para a região do Vale do Ribeira: Atualização e Inclusão Cadastral, Expedição do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Consulta de Cadastro e Declaração de Aposentadoria.

Outro serviço realizado pela SMDAMA é a orientação técnica para as instituições públicas do município para implantação de Hortas Orgânicas. Nas escolas, desperta nos alunos o cuidado com a natureza através do estabelecimento de uma relação direta com o solo, água e as plantas e a importância da alimentação saudável. Além disso, a Horta contribui para a melhoria do hábito de consumo, até mesmo na visão de reutilização e redução de geração de resíduos, bem como funciona como um ótimo recurso para aproximar as pessoas do agro.

Para mais detalhes de cada serviço, entrar em contato com SMDAMA pelos telefones (13) 3822-5946 / 3822-5947.








Postar um comentário

0 Comentários