Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira - Registro-SP Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira

Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira


Festival de Aprender acontece entre os dias 7 e 16 de julho, com diversas atividades gratuitas.

Está começando o FestA! - Festival de Aprender que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo, entre os dias 7 e 16 de julho. 

Nesta sexta edição, ocorrem em todo o Estado diversas atividades entre cursos, oficinas, vivências, bate-papos e demonstrações artísticas de artes e tecnologias, que buscam envolver os participantes em processos de experimentação e aprendizado. 

A programação é gratuita e livre para todos os públicos.


No Sesc Registro-SP o tema desta edição celebra o território do Vale do Ribeira, suas paisagens, povos tradicionais e comunidades diversas, bem como suas histórias, lutas, saberes e tradições. 

O público é convidado a conhecer e a se conectar com conhecimentos ancestrais e experiências coletivas e comunitárias que o território acolhe e preserva. E como o próprio nome do Festival indica, serão diversas as oportunida des para que as pessoas coloquem em prática os novos aprendizados.

Entre as atividades está a oficina Criação de relevos do Vale do Ribeira em madeira, em que serão apresentados conceitos básicos da Geografia da região, usando um relevo pronto do Vale do Ribeira feito em CNC Router, uma máquina controlada por computador usada para cortes, gravações e moldagem em madeira. 

Já na oficina Memória e futuro desenhado: e se o Vale do Ribeira fosse nosso? serão registrados, em desenhos, recortes de histórias locais para os participantes levarem para casa.

Tem também a prática de Colagem lambe-lambe: arte urbana, consciência ambiental e ativismo, em que os participantes vão conhecer a história do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira e a importância da defesa e preservação do território e sua comunidade, ao mesmo tempo em que constroem um painel de colagem lambe-lambe inspirado nos temas abordados.

Na oficina Arpilleras: bordando a própria história, as mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vão contar como utilizam o bordado Arpillera, de origem chilena e feito em juta, para denunciar situações de violação de direitos. 

Com a mesma temática, será realizado o bate-papo A realidade e lutas das populações atingidas por barragens no Vale do Ribeira, com participação do Coletivo de Mulheres do MAB/SP e do Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (MOAB).

Ainda com essa temática será realizado o curso introdutório em facilitação gráfica Pensamento Visual: Desenhando Diálogos na Luta por Direitos; e também a oficina Artesanato Quilombola: a arte do quilombo Sapatu, em que o público vai conhecer o trabalho realizado na comunidade e também poderá criar peças em tranç ados com fibras naturais.

Graffiti Afroturismo e Gincana Undokai

Tem mais atividades do FestA! em Registro: famílias inteiras estão convidadas a participar da Undokai, tradicional gincana japonesa que une crianças, jovens e adultos em torno de brincadeiras e jogos recreativos. A atividade vai acontecer nos dias 7 e 14 (sextas), das 14h às 17h, e prossegue nos dias 8 e 16 (sábados e domingo), das 13h30 às 16h30. É só chegar e participar.< /font>

Também se destaca na programação a intervenção Graffiti: Tecnologias, Artes e Afrofuturismo, que será conduzida pelo artista visual Enivo, um dos principais nomes da cena do graffiti nacional. O público poderá acompanhar o processo de pintura do muro do Sesc Registro e interagir com o artista durante a ação, que será acompanhada por artistas visuais da região e realizada entre os dias 7 a 9 (sexta a domingo), das 10h às 18h. < /span>

Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Serviço:
Programação FestA!
De 7 a 16 de julho – Sesc Registro

Graffiti: Tecnologias, Artes e Afrofuturismo
Com Enivo
O muro do Sesc Registro recebe a arte de Enivo, artista visual cuja obra retrata o protagonismo da população negra através da estética afrofuturista, que tensiona as relações entre tecnologias, artes e futuro.
De 7 a 9, sexta a domingo, 10h às 18h.
Muro. Livre.

Undokai - Gincana FestA!
Com Danilo Sakuma
Gincana japonesa que une famílias em brincadeiras e jogos recreativos, com a proposta de elevar a simplicidade e a energia do brincar entre crianças, jovens e adultos.
Dias 7 e 14, sextas, 14h às 17h.
De 8 a 16, sábados e domingos, 13h30 às 16h30.
Unidade. Livre.

Geografia e CNC: Criação de relevos do Vale do Ribeira em madeira
Com Oficina Urutau
Como a fabricação digital pode contribuir para o ensino de geografia? Na oficina serão apresentados conceitos básicos de geografia e formações geológicas com uso de um relevo pronto do Vale do Ribeira feito em CNC Router.
Serão 3 encontros contínuos, com participação sob inscrições online, a partir de 5/7, às 17h.
Dia 7, sexta, 15h às 19h.
Dias 8 e 9, sábado e domingo, 10h30 às 12h30.
Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 14 anos. Grátis.

Arpilleras: Mulheres atingidas do Vale do Ribeira bordando suas histórias
Com Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
A mostra traz um conjunto de telas de tecidos, peças únicas costuradas por muitas mãos de mulheres atingidas por barragens. São Arpilleras que retratam a luta, organização, defesa do território e questões culturais das histórias de vida das mulheres atingidas e quilombolas do Vale do Ribeira.
De 8 a 16, sábados e domingos, 10h às 19h.
De 11 a 14, terça a sexta, 13h às 22h.
Espaço de Leitura. Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Construção de Brinquedos e Jogos de Madeira
Com Oficina Urutau
Nesta atividade, construa os brinquedos "Jogo do Equilíbrio" e "Muros e Arcos”. Serão dadas orientações básicas sobre as regras e funcionamento dos jogos, além de fundamentos de marcenaria para que os participantes possam produzir e levar para casa.
Dias 8 e 9, sábado e domingo, 14h às 17h.
Turma 1 | Sábado, dia 8, 14h | 12 vagas.
Turma 2 | Domingo, dia 9, 14h | 12 vagas.
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento e no portal do Sesc.
Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 12 anos. Grátis.

A realidade e lutas das populações atingidas por barragem no Vale do Ribeira
Com Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (MOAB)
A partir de um resgate histórico das arpilleras, será abordado o caráter transgressor desta técnica têxtil popular chilena e como a experiência desenvolvida pelo Coletivo de Mulheres do MAB e MOAB traz à tona a realidade e lutas das populações atingidas por barragens na região.
Dia 8, sábado, 15h às 17h.
Espaço de Leitura. Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Arpilleras: Bordando a própria história
Com Arpilleras do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens
Arpillera é um tipo de bordado em juta de origem chilena que as mulheres utilizavam para denunciar as violações de direitos em seu país. Nesta oficina de bordado livre, serão discutidas as questões técnicas não só referentes à costura, mas à experiência de construção de narrativas através da arte têxtil. Ao final, cada participantes produzirá sua arpillera.
Serão 2 encontros contínuos, com participação sob inscrições online, a partir do dia 5/7, às 17h. Vagas limitadas.
Dias 11 e 12, terça e quarta, 15h às 18h.
Sala de Múltiplo Uso 2. A partir de 14 anos. Grátis.

Colagem lambe-lambe: Arte urbana, consciência ambiental e ativismo
Com Mova Coletivo e #PETARsemCONCESSÃO.
Convidada: Dra. Rafaela Santos
Atividade apresenta a história do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira e a importância da defesa e preservação do território e sua comunidade. Construindo com os participantes um painel de colagem lambe-lambe de papeis coloridos e imagens históricas que retratam a luta da população em defesa do parque.
Serão 2 encontros contínuos, com participação sob inscrições online, a partir do dia 5/7, às 17h. Vagas limitadas.
Dias 11 e 12, terça e quarta, 18h30 às 21h30.
Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 12 anos. Grátis.

Pensamento Visual: Desenhando Diálogos na Luta por Direitos
Com Coletivo EntreLinhas e lideranças do FPCTVR e EAACONE
Curso introdutório de facilitação gráfica, apresentando o que é pensamento visual, suas potências e como ele pode ser usado no diálogo na luta por direitos. Apresenta como plano de fundo a história do Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira e da EAACONE, organizações que atuam na articulação e fortalecimento da luta por direitos em comunidades tradicionais.
Serão 2 encontros contínuos, com participação sob inscrições online, a partir do dia 5/7, às 17h. Vagas limitadas.
Dias 13 e 14, quinta e sexta, 15h às 19h.
Sala de Múltiplo Uso 3. A partir de 14 anos. Grátis.

Memória e futuro desenhado: E se o Vale do Ribeira fosse nosso?
Com Coletivo EntreLinhas
O Coletivo EntreLinhas registrará, em desenhos, um pedaço da história para o participante levar pra casa, fazendo uma reflexão sobre o direito a cidade. Quem são as pessoas que ocupam este espaço? Quais histórias elas carregam? Que pedacinho do Vale do Ribeira trazem consigo? E o que podemos melhorar?
Dia 15, sábado, 13h às 17h.
Marquise. Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

Artesanato Quilombola: A arte do quilombo Sapatu
Com Artesãs do Quilombo Sapatu, de Eldorado/SP.
O público será convidado a criar peças em trançados com fibras naturais utilizadas pelas artesãs da comunidade quilombola Sapatu (Eldorado-SP), que fica a cerca de 35 quilômetros do núcleo urbano do município e integra a ampla rede de relações e legados das comunidades remanescentes de quilombo do Vale do Ribeira.
Dias 15 e 16, sábado e domingo, 15h às 17h.
Marquise. A partir de 16 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento e portal do Sesc.


Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira
 Festa - no Sesc Registro-SP destaca artes, histórias e tecnologias do Vale do Ribeira


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem