Visita de estudantes à ETA de Registro-SP Visita de estudantes à ETA de Registro-SP - Registro-SP

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Visita de estudantes à ETA de Registro-SP

O grupo com cerca de 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Fábio Barreto, acompanhado das professoras Mariane Flórido e Conceição Aparecida Silva, visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Registro-SP. A iniciativa é uma das ações da Sabesp que consiste no trabalho de conscientização sobre o consumo responsável de água nas residências e o cuidado com o meio ambiente.

Visita de estudantes à ETA de Registro-SP



Os jovens aprenderam sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp que trata a água que integra o sistema que abastece o município de Registro-SP, Agrochá e o bairro Arapongal, e também sobre o rigoroso controle de qualidade.

Para a professora Conceição, a aprendizagem significa para os alunos vivência prática da disciplina eletiva “E aí, deu química?!” (Português e Química). Ao sair da sala de aula, o objetivo é despertar o aprendizado “in loco” e agregar conhecimento sobre o tema.

Segundo Bryan Guilherme Santos Lima, de 17 anos, o mais participativo da atividade, “sobre o processo da água, ouvi na Escola, mas ver de perto o caminho até chegar a casa é surpreendente. O que também me chamou a atenção foi saber que é importante separar a água da chuva e que tratar esgoto é muito mais caro que tratar a água. Todo o aprendizado de hoje vou repassar para a minha família” destacou o aluno.

A palestra foi explanada pelo técnico Heliton Henrique Cardoso Carvalho, que também utilizou de vídeos, imagens e conteúdo específico para o público presente. Na sequência, em visita monitorada pelo técnico do Centro de Controle Operacional Luís Carlos Martins, o grupo conheceu parte do sistema de captação e algumas etapas do tratamento de água.

A ETA de Registro-SP está localizada em uma área central, no Jardim Valeri. 100% automatizada, a captação de água é feita do Rio Ribeira de Iguape. São 648 mil litros por hora, volume suficiente para abastecer mais de 25 mil ligações de água.

Em 2018 a Estação recebeu mais de 2 mil alunos, e em 2019, antes da pandemia, foram 800.

Postar um comentário

0 Comentários