Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Comissão faz visitas a hospitais para verificar condições para enfrentamento da Covid-19

Como a ocupação de leitos hospitalares, principalmente as vagas de UTIs, é determinante para que haja ou não flexibilização de outras atividades econômicas no Município, em duas ações distintas, os vereadores que compõem a  Comissão de acompanhamento das ações sobre a Covid-19 em Registro-SP, Vander Lopes (PODE), Gerson Teixeira (PP) e Gilvan Mendonça (PSDB), estiveram na manhã desta quinta-feira (28) em unidades de saúde que compõem a linha de frente do combate à Covid-19 na cidade, que são o Hospital Regional de Registro-SP e o Hospital São João, para verificar o índice de ocupação. Na oportunidade, foram apresentadas as estruturas e as ações que cada hospital tem elaborado para atuar no enfrentamento ao coronavírus.

Comissão faz visitas a hospitais para verificar condições para enfrentamento da Covid-19


A informação de que 90% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 no Município estavam ocupados, com 149 casos confirmados da doença e ainda segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde houve do dia 23 de abril até 27 de maio, um crescimento de 220% no número de óbitos (16) e 1063% no número de casos confirmados (419), essas foram as preocupações centrais dos vereadores. Com este índice, a cidade se manteve em alerta e também, de acordo com a decisão do Governo do Estado, a região administrativa de Registro-SP foi classificada como faixa vermelha, o que significa, SEM flexibilização das atividades e ampliação da abertura do comércio diante do risco de colapso no SUS, o que significa não ter leitos suficientes para atender a demanda. Esta situação tem sido monitorada diariamente pelos parlamentares, já que este é considerado o maior gargalo no atendimento àqueles que apresentam a Covid-19 e que podem ter seu estado de saúde agravado, precisando de vaga em UTI, com respiradores.

De acordo com os dados apresentados à Comissão, 60% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Registro-SP estão ocupados. Atualmente o hospital dispõem de 30 leitos de UTI, porém estão destinados neste momento 10 leitos exclusivamente para Covid-19.

No Hospital São João temos 30 leitos intermediários contingenciados para o enfrentamento da Pandemia sendo que, dos dez disponibilizados na área emergencial, a ocupação oscila em até 6 pacientes internados simultaneamente, desde o início até agora. “Verificamos, que estes leitos estão adequados em termos de equipamentos e de recursos humanos para o atendimento proposto dentro da área de complexidade oferecida pelo Hospital, ressaltou o vereador Vander Lopes”.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, Vander Lopes, as visitas são fundamentais para saber exatamente o que se passa nos hospitais para que os vereadores também possam informar a população. “Nós precisamos sempre fazer esse levantamento, a proposta é exatamente para que a gente possa definir, em todos os setores do hospital, qual é a real situação. Precisamos de informação com mais transparência e clareza para dar mais tranquilidade à população”.

Já o vereador Gilvan Mendonça destacou a importância de participação do setor de fiscalização nos debates por soluções. “Temos que unir força. Essa reunião é importante, pois estamos aqui para tentar resolver os problemas da população de Registro-SP. Penso que essa reunião, com as informações importantes repassadas, será um importante start para essa comissão criada”, disse.

O vereador Gerson Teixeira, também ressaltou a importância da verificação in loco com os administradores dos hospitais, “Fomos de pronto atendidos e tivemos as informações prestadas”, destacou, sobre a disponibilidade no atendimento aos vereadores. “O trabalho da Comissão é mais uma contribuição do Legislativo no enfrentamento à pandemia do coronavírus, esta Casa deve exercer o seu papel fiscalizatório nas ações desenvolvidas, acompanhando os atos, as aquisições e os planejamentos”, finalizou o parlamentar.
O levantamento realizado com as prefeituras dos municípios mostra que o Vale do Ribeira soma 456 casos positivos da doença, sendo 17 óbitos, registrado em 15 cidades da região. Registro-SP segue liderando a lista de casos de coronavírus, com 149 casos confirmados. O número de casos suspeitos de Covid-19 no Vale do Ribeira subiu de 238 para 241.

Em outra esfera de atuação, os parlamentares também irão debater com vários setores os problemas econômicos e sociais que se multiplicam, podendo ter entre as mais graves consequências a fome e o desemprego.



Postar um comentário

0 Comentários