Novas Notícias

Nilton Hirota participa de evento em Defesa da Unesp


A “FrenteUnesp”  foi lançada no dia 18, em Botucatu.

Nilton Hirota participa de evento em Defesa da Unesp
Nilton Hirota participa de evento em Defesa da Unesp

O prefeito em exercício, Nilton Hirota, acompanhado pela esposa Eliane, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Unesp, a FrentUnesp, que aconteceu na tarde da última quinta-feira, 18 de julho, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, da Faculdade de Ciências Agronômicas, no câmpus da Fazenda Experimental Lageado, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.

Nilton Hirota participa de evento em Defesa da Unesp
Nilton Hirota participa de evento em Defesa da Unesp

A Frentunesp, idealizada e presidida pelo deputado estadual Fernando Cury, visa discutir as principais dificuldades e demandas da Universidade e tem objetivo abrir o diálogo para garantir as medidas em apoio às ações desenvolvidas, assegurando a manutenção das atividades públicas prestadas pela instituição.

Na abertura do evento, Fernando Cury afirmou que a intenção da Frente Parlamentar, composta de 59 deputados estaduais, é fazer uma radiografia da situação, sem querer apontar culpados, mas buscando vislumbrar saídas para a preservação deste patrimônio que é a Unesp. Todos os componentes da Mesa puderam se expressar, expondo diferentes olhares a respeito do quadro atual.

O reitor, professor doutor Sandro Valentini, apresentou a situação atual da instituição com alguns apontamentos históricos abordando tanto a crise conjuntural como a estrutural pela qual passam as universidades de todo o país e afirmou que em recente evento no Conselho Estadual de Educação, o membro Luiz Carlos de Menezes chegou a afirmar “se não seria a hora de se fazer um novo Manifesto”, fazendo alusão ao histórico Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932, que marcou a educação brasileira. A Unesp está entre as cinco melhores universidades do país e entre as 10 melhores da América Latina. O Brasil é o 13º do mundo na produção de papers (artigos científicos) e a Unesp é a segunda em números de produção de pesquisa no Brasil.

Para termos ideia da importância da Unesp, em Botucatu, o orçamento da instituição é de R$ 560 milhões, superando o do município, que beira os R$ 400 milhões. Em Registro, o orçamento da Unesp corresponde a 8,3% do orçamento municipal.

“Foi um encontro importante para o setor. É o momento de  unir forças para garantir a Educação pública e de qualidade em nosso Estado” afirmou Nilton Hirota.

Nilton também teve a oportunidade de inteirar ao deputado Cury da importância do Conselho Estadual de Educação ser incorporado de alguma maneira à Frente já que os educadores que compõem o Conselho são bastante sensíveis à luta das universidades, tendo inclusive uma representante da Unesp. E do reitor, Sandro Valentini, teve a seguinte garantia: “Não vamos fechar Registro”!

A Frente, além do movimento na Assembleia, deverá se reunir nas unidades  para prosseguir com os  debates e  na luta pela educação de qualidade e sua expansão. O evento teve grande representatividade da Universidade e contou com a presença de várias autoridades entre prefeitos, lideranças regionais e representantes das mais de 20 cidades unespianas. A Unesp de Registro-SP foi representada pela professora e coordenadora executiva da unidade, Dra. Patrícia Morgante.








Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!