Novas Notícias

Descarte irregular de medicamentos oferece risco à população de Registro-SP


Em Registro-SP 15 Unidades de Saúde são pontos de coleta de medicamentos e insumos vencidos ou em desuso, porém na última sexta-feira, 12/07, as equipes dos Agentes Comunitários em Saúde dos bairros Vila Nova e Xangrilá, constataram que estes itens continuam sendo descartados em lixos domiciliares.

Descarte irregular de medicamentos oferece risco à população de Registro-SP
Descarte irregular de medicamentos oferece risco à população de Registro-SP


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP, através da Assistência Farmacêutica, mais uma vez volta a chamar a atenção da população registrense  sobre a importância do descarte correto e consciente  de medicamentos e insumos, vencidos ou em desuso.

Entende-se por medicamento todo produto farmacêutico constituído com substâncias químicas (derivadas de produtos naturais ou não) e que tem a finalidade de prevenir e ou curar doenças, melhorar ou aliviar doenças incuráveis ou ainda para fins de diagnóstico.
Já os insumos são aqueles materiais fornecidos pelas farmácias do Sistema Único (SUS) aos pacientes com Diabetes Mellitus, que fazem monitoramento da glicemia e uso de insulina - com tiras reagentes, lancetas para punção digital e seringas com agulha acoplada.

“Lembrando que ao descartar medicamentos em lixos, pias ou vasos sanitários você pode colocar em risco não só o Meio Ambiente como todos os seres que dele dependem para sua sobrevivência, pois esses produtos possuem substâncias capazes de contaminar o solo e a água e elevam o risco à população e profissionais que lidam diretamente com o lixo. Outro agravante é o desperdício do dinheiro público, tendo em vista que o município gasta mais de R$ 1 milhão só com medicamentos que está sendo mal utilizado por esta parcela inconsciente da população”, esclarece a farmacêutica, Márcia Riboski.

Assim sendo, a orientação é que os munícipes procurem a Unidade mais próxima da sua residência  e façam o descarte correto. Outra ação em saúde benéfica é quando um tratamento medicamentoso é encerrado, mas sobram comprimidos. Neste caso, as farmácias municipais recebem, avaliam e distribuem estes medicamentos a quem necessita. Faça a sua parte!








Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!