Novas Notícias

Registro-SP define propostas e elege seus representantes para Conferência Regional de Saúde

Os delegados eleitos na etapa municipal têm a responsabilidade de defender as propostas das demandas locais e fomentar a importância do maior programa de saúde pública do mundo.

Registro-SP define propostas e elege seus representantes para Conferência Regional de Saúde
Registro-SP define propostas e elege seus representantes para Conferência Regional de Saúde


Cerca de 130 pessoas participaram, ao longo do dia, da 6ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu no sábado, na E.E. Fábio Barreto, e foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Após cinco encontros preparatórios para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, o encontro debateu as políticas públicas no âmbito da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e definiu propostas que serão levadas às Conferências: Regional, Estadual e Nacional de Saúde.

O dia teve início com cerimônia de abertura. A mesa principal foi composta pelo vice-prefeito, Nilton Hirota; a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson Messias e a diretora técnica do Departamento Regional de Saúde - DRS, Maria Jonice Curi Leite. Os discursos versaram sobre mobilização, diálogos com a sociedade, coletividade, direitos e defesa do SUS, ações e propostas efetivas e democracia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel “o município de Registro é referência na região e investe mais de 30% de recursos próprios com saúde, conta com 100% de cobertura da atenção básica, tem alto Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, conta com equipe de mais de 500 profissionais e ainda sim enfrenta problemas e, por isso, precisa usar alternativas para driblar as dificuldades”. A secretária também afirmou que mais de 80% da população local utiliza os serviços do SUS.

Na sequência a diretora da DRS, Maria Jonice fez uma explanação sobre a importância e consolidação do SUS e sugeriu que o recurso não seja fixo como foi proposto pelo governo. “Precisa ser aumentado e que seja de acordo com a realidade de cada região. Nesta Conferência precisamos pensar na saúde que queremos. Democracia também é saúde”, finalizou.

Este encontro acontece a cada quatro anos e orienta as estratégias para elaboração dos planos de trabalho de saúde em todas as esferas governamentais. No evento foram eleitos oito delegados, três titulares e três suplentes  para representar o município de Registro na Conferência Regional. 

São eles:


Usuários
1.      Nelson Messias da Silva
2.      Elisangela Xavier
3.      Laurizete Batista do Espirito Santo
4.      Jefferson Pecori Viana
5.      José Villar
6.      Maria Ilma Miura
7.      José Thiago de Souza
8.      Raul Moreno Calazans

Trabalhadores
1.      Ezeiza Barboza Stockler
2.      Juliana Duarte
3.      Tatiana Santana Simões

Gestão
1.      Renato Querubin de Andrades
2.      Priscila Kelly Mandu
3.      Stefano Juan Bomfim Merfa








Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!