Novas Notícias

Esgoto a céu aberto: moradores da Vila Pinheiros e Conselho de Saúde vão à Defensoria Pública


Nesta quinta-feira (25/04) os moradores da Vila Pinheiros e o Conselho Municipal de Saúde se reuniram com a Defensoria Pública buscando organizar ações para garantir o direito à saneamento básico na Vila Pinheiros, no bairro Arapongal.

Esgoto a céu aberto: moradores da Vila Pinheiros e Conselho de Saúde vão à Defensoria Pública
Esgoto a céu aberto: moradores da Vila Pinheiros e Conselho de Saúde vão à Defensoria Pública

Estiveram presentes em reunião com o Defensor Público Andrew Toshio, o professor Jefferson Pécori e Eurico Silva representando o Conselho Municipal e Laurita, Thaís e Elaine representando os moradores da Vila Pinheiros. Durante a reunião foi discutido os encaminhamentos possíveis para solucionar o problema da falta de saneamento básico no bairro.

Em março de 2019, a vereadora Sandra Kennedy e as moradoras da Vila Pinheiros provocaram o Conselho Municipal de Saúde de Registro a se manifestar e tomar providências sobre a inexistência de saneamento básico na localidade. No dia 26 de março, os conselheiros Jefferson Pécori e Nelson Messias estiveram no local, em diligência, para apurar as irregularidades e solicitações da população.

Após a visita do Conselho Municipal, foi agendada reunião com a Defensoria Pública, além de solicitação de relatório sobre as doenças mais comuns na localidade, conforme hipótese levantada pelo conselheiro Jefferson Pécori de que há manifesta correlação entre a ocorrência de diarreia, principalmente nas crianças, e a existência de esgoto a céu aberto. Também foi solicitada visita da Vigilância Sanitária, solicitação esta até a data de hoje não realizada.

A questão do saneamento básico na Vila Pinheiros é um tema que foi tratado, também, pelo mandato da Vereadora Sandra Kennedy, desde abril de 2018. A vereadora, a partir das ações do seu mandato, provocou a Prefeitura Municipal a atuar sobre o tema. Não obstante, o Prefeito não tomou nenhuma atitude.

Neste ano, o mandato da Vereadora Sandra Kennedy propôs os Requerimentos 118, 125 e 126, solicitando informações da Prefeitura e da Sabesp sobre as razões pelas quais ainda não se procedeu com o esgotamento básico naquela região. Também fez as Indicações 408 e 103, solicitando providências com relação ao córrego que não tem sido devidamente limpo.









Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!