Novas Notícias

Saúde de Registro-SP encerra dia de ações preventivas contra a Hanseníase com 150 atendimentos







Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, o Dia D da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, aconteceu no último sábado, 12 de janeiro, na UBS Central, e foi acompanhado pela chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Cintia Zilda de Almeida Barros e pela enfermeira e coordenadora do Programa no município, Fabiane da Silva Fortes da Motta.

 Saúde de Registro-SP encerra dia de ações preventivas contra a Hanseníase com 150 atendimentos
 Saúde de Registro-SP encerra dia de ações preventivas contra a Hanseníase com 150 atendimentos


No Janeiro Roxo desse ano, mês de conscientização sobre a Hanseníase, dos cento e cinquenta atendimentos realizados, 19 pacientes apresentaram manchas e apenas um foi encaminhado para fazer a coleta do exame “baciloscopia”. Durante a triagem para consulta, os munícipes receberam orientações, avaliações e folders educativos.



“De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a ação foi positiva o problema é que muita gente não assume a doença e esconde as marcas (manchas) com medo de sofrer algum preconceito. Nestes casos, a nossa orientação é que procurem a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. A Hanseníase tem cura e podemos ajudar”, alerta a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel.

Lembrando que a Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, pode causar incapacidades físicas, se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. O tratamento é gratuito.









Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!