Novas Notícias

Recolhimento








Sempre achei a harmonia da canção tradicional de Natal, Noite Feliz – ‘Stille Nacht’, no original alemão - muito envolvente. As vozes do coro buscam as profundezas d’alma e evocam a sublimidade da homenagem cristã. Tem desenho melódico simples como são as coisas que dizem respeito ao coração, especialmente o amor universal. 

Recolhimento



A história de sua elaboração e execução é interessante. Foi criação inspirada do austríaco Franz Xaver Gruber, com letra de Joseph Mohr e só ficou pronta na versão que conhecemos por causa de um problema de última hora no órgão da capela onde iria ser apresentada pela primeira vez em 1818. 


Assim, a proeminência do coral ficou musicalmente destacada e toca o coração com suavidade encantadora. Esta energia vocal tão sensível à alma humana é que fez o destaque da composição. Hoje, esta homenagem natalina é mensagem universal, traduzida e cantada em 330 idiomas. 


Outras canções natalinas evocam também a nostalgia da infância e buscam a suavidade do amor universal. 


Tanto meu irmão Wagner como eu percebemos isso desde pequenos, pois, em casa, em Leme-SP, e no Kirchdorf – colônia alemã situada no Ribeirão do Meio, naquele municipio – nossos familiares queridos cantavam para nós, pequenos, as belas canções em alemão, aqui citadas no original apenas como homenagem e saudade. 


É deles que nos vêm a recordação melodiosa do ‘Jesus Bleibet Meine Freude’( Bach ), ‘O Tannenbaum’ (Pinheirinho ), ‘Oh Du Frölich’, ‘Still weil’s Kindlein schlafen will’ e outras canções que ficaram na memória, recordadas agora em respeitoso recolhimento. 


Hoje, é tempo de reviver... FELIZ NATAL a todos!

Francisco Habermann
Francisco Habermann











Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!