Novas Notícias

Prefeitura de Registro-SP recebe chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”







Esta é a última etapa antes da inauguração da Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Ribeirópolis em Registro-SP.

Prefeitura de Registro-SP recebe chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”
Prefeitura de Registro-SP recebe chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”


O Prefeito Gilson Fantin recebeu das mãos da gerente institucional do Programa Saúde em Ação, Renata Pinheiro de Almeida que representou o coordenador de implantação dos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Ricardo Tardelli, a entrega da chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”, na tarde da última terça-feira, 27 de novembro.

Prefeitura de Registro-SP recebe chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”
Prefeitura de Registro-SP recebe chave da nova UBS “Chieko Yamamoto”


Na ocasião, a senhora Renata Pinheiro de Almeida disse que o objetivo do Programa Saúde em Ação é promover e fortalecer a gestão da Saúde cada vez mais no Estado de São Paulo, em regiões resolutivas, como Registro e Vale do Ribeira. Ela também informou que o Programa investe em pessoas, com capacitações para os profissionais das unidades para melhor atender toda a comunidade que fará uso da unidade.



Por sua vez, o prefeito Gilson Fantin afirmou que essa conquista foi possível graças ao governador Geraldo Alckmin que tanto fez pela região e ao Márcio França que deu continuidade aos trabalhos. ”Como gestor e empresário sei que não existe retorno sem investimento e, nesse caso, é dar condições de trabalho a essa equipe competente e empenhada em prol da população. Hoje recebemos a chave de uma estrutura digna de uma cidade como a nossa que atinge os melhores níveis de qualidade de todo o Vale”, destacou o prefeito.



Em seguida, deu-se início ao Descerramento da Placa em homenagem à senhora Chieko Yamamoto, na presença de três filhas, as senhoras Rute Terume Tomyama, Nair Sumiko Morya Batista e Keiko Yamamoto e visita nos ambientes da nova unidade.

O novo equipamento irá oferecer maior comodidade aos mais de 4.900 mil moradores que hoje utilizam a ESF Ribeirópolis e outros 3.500 que passarão a utilizar a nova unidade.



Vale destacar que durante a atual gestão foi ampliado o número de equipes de Saúde da Família de 13 para 19, Estratégia de Saúde Bucal de cinco para 13 consultórios odontológicos e agora a população recebe mais uma Unidade de Saúde que vai atender inicialmente os bairros Ribeirópolis, Jardim América, Vila Ponce, Vila Cabral, Vila Belas Artes, Jardim Yoshida, Vila Florida e Vila Alvorada.



A nova unidade está situada à Rua Teiti Koki, nº 201 e acomodará duas Equipes de Saúde da Família com Estratégia de Saúde Bucal, cada uma contando com Enfermeiro, Médico de estratégia de saúde da família, Farmacêutico, Odontólogo, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Técnico de Farmácia, Agente Administrativo, Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliar de Serviços Gerais.



A equipe de Estratégia de Saúde da Família Ribeirópolis, criada em julho 2004, atende aproximadamente 5 mil munícipes. Realiza, mensalmente, em média, 340 consultas médicas, 180 consultas de enfermagem, 160 coletas de sangue, 900 visitas domiciliares através dos Agentes Comunitários de Saúde.



A primeira equipe iniciará as atividades assim que houver liberação por parte da Secretaria de Planejamento e Obras. A segunda equipe iniciará suas atividades no próximo ano.



Em relação aos serviços de acompanhamento, serão atendidos Hipertensos, Diabéticos, Gestantes e crianças menores de um ano, além da população em geral para consulta programada e atendimento domiciliar.



O ato simbólico da entrega da chave da nova UBS também contou com as presenças do vice-prefeito e professor, Nilton Hirota; do presidente da Câmara Municipal, Luiz Marcelo Comeron; do diretor Regional da DRS, Nilson ReZende de Lara; do engenheiro da Secretaria de Estado da Saúde, Ricardo Bertholdo; do Dr. Marco Antonio da SSE; do gerente de TI da SSE, Edivar Guerti; da gerente da área de engenharia do Governo do Estado, Cristina Gomes; da arquiteta responsável pelo pós-venda do Governo do Estado, Maria Cecília Rego; da médica da nova unidade, Dra. Tamires Oliveira Rosa Caliman Neves e a equipe de Saúde; do diretor técnico municipal, Renato Querubim, representando a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel; representantes do Conselho Municipal de Saúde e secretários municipais.



PROGRAMA SAÚDE EM AÇÃO - O Programa, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, investiu para fortalecer a saúde pública de São Paulo. No total, 71 municípios foram beneficiados com 165 obras de hospitais, UBS’s e Centros de Atenção Psicossocial. Do total a ser investido, 70% são provenientes do empréstimo firmado com o BID e 30% são recursos do tesouro estadual. Entre as obras, vale destacar o novo Hospital de Registro, que será referência para toda a região do Vale do Ribeira.



CHIEKO YAMAMOTO - Nasceu a 16 de julho de 1920 em Okayama – Japão, chegou ao Brasil aos sete anos de idade e com sua família, radicou-se na região da Alta Noroeste. Casou-se com Tadashi Moriya e com ele teve seis filhos. Ficou viúva jovem, e com seus filhos, mudou-se para Registro em fevereiro de 1957. Foi proprietária da Granja Moriya e quando encerrou as atividades, loteou a propriedade com a denominação Vila Alvorada. Faleceu em 1º de abril de 1990, em trágico acidente na BR 116.







Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!