Novas Notícias

No Instituto Federal, Palestra com Luiza Erundina marcará homenagem à Paulo Freire em Registro-sp








Evento ocorrerá às 19hs, no Campus do Instituto Federal de Registro-SP, nesta sexta-feira (07/12)
No Instituto Federal, Palestra com Luiza Erundina marcará homenagem à Paulo Freire em Registro
No Instituto Federal, Palestra com Luiza Erundina marcará homenagem à Paulo Freire em Registro-SP 


Em 2012, o filósofo e educador Paulo Freire passou a ser reconhecido pela Lei N. 12.612 como patrono da educação brasileira por seu trabalho em prol da educação, da promoção humana, da liberdade e da democracia. É reconhecido mundialmente por seu pensamento inovador e por sua luta contra a opressão, pelos direitos humanos e por uma educação libertadora. Foi perseguido pela Ditadura Militar e exilado. A lei que homenageia este grande educador foi proposta pela Deputada Federal Luiza Erundina e tramitou na Câmara Federal durante 7 anos. 



Em 2017, foi apresentada a sugestão de revogação dessa lei e, nas palavras de Erundina, esse ato seria uma condenação de Paulo Freire a o segundo exílio e um retrocesso para a educação brasileira. Essa sugestão foi arquivada e Paulo Freire segue sendo o Patrono da Educação Brasileira. 



Nesse contexto é que a Profª Dra. Ofélia Maria Marcondes propôs que o auditório do Campus Registro do IFSP recebesse o nome de Paulo Freire como homenagem, reconhecimento e resistência. 



Com o apoio dos docentes do curso de Licenciatura em Física, especialmente de seu coordenador, Prof. Dr. Rogério Deitali Bruno, a sugestão foi encaminhada para o Conselho do Campus – Concam que, após apreciação e debate, aprovou a nominação. Em 07 de dezembro faremos a inauguração oficial do Auditório Paulo Freire com a presença da Deputada Federal Luíza Erundina, da Profª Drª Roberta Stangherlim, representando o Instituto Paulo Freire, de autoridades do IFSP e do Vale do Ribeira, das diretorias de ensino, servidores e estudantes. 



Nesta data o IFSP Campus Registro-SP realizará o Simpósio Comemorativo: 50 anos de 'Pedagogia do Oprimido' com o objetivo de debater as principais ideias do educador, em especial aquelas ligadas diretamente à educação libertadora, e de fazer sua releitura para os dias de hoje. 



O debate contará com a participação de Luíza Erundina, deputada federal que teve Paulo Freire na pasta da educação quando foi prefeita da cidade de São Paulo, da Profª Drª Roberta Stangherlim, doutora em Educação pela PUC-SP e que atuou como gestora de projetos na área de Educação Cidadã junto aos Instituto Paulo Freire, além da aluna Cláudia Francisco Alves, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Física e bolsista PIBID-Física/Capes, do IFSP, campus Registro-SP. 



A obra “Pedagogia do Oprimido”, é uma obra fundamental, é um marco no pensamento social e educacional brasileiro, que vem há 5 décadas promovendo e consolidando, no Brasil e no exterior, os debates sobre a educação de jovens e adultos, assim como a relação necessária entre educação e tomada de consciência de nossa condição de oprimidos. A educação libertadora proposta por Freire é um movimento pela formação humana, pela liberdade e pelo desenvolvimento do ser humano que busca sua completude. Os trabalhos freirianos são uma antropologia filosófica fundamental para a formação de nossos estudantes do curso de licenciatura, para aqueles que já atuam como docentes e para todos que querem refletir sobre a práxis libertadora. 



Paulo Freire é reconhecido no mundo todo como um filósofo da maior importância quando se pretende debater ideias acerca de homens e mulheres em situação de opressão. Sua filosofia política nos coloca diante da humanidade que se constrói historicamente. 



Este evento é também um marco para o Campus Registro-SP que se coloca como uma instituição que propõe uma educação emancipadora e que se pretende um local que promove o livre pensar e o debate de ideias.













Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!