Novas Notícias

Semana da Consciência Negra tem programação gratuita e aberta para todos





Realização do Senac Registro-SP pretende contribuir com o debate sobre o preconceito e incentivar o respeito às diferenças 

Semana da Consciência Negra tem programação gratuita e aberta para todos
Semana da Consciência Negra tem programação gratuita e aberta para todos 


De 19 a 24 de novembro, o Senac Registro-SP celebra a Semana da Consciência Negra com apresentações de música, dança, teatro e leitura de poesias da cultura afro-brasileira. Haverá também feira de troca de livros, debates, seminários, oficinas e workshops ligados à arte e resistência do empoderamento negro. 

“A Semana da Consciência Negra revisita nossos ancestrais e nossa história. É por isso que vamos apresentar um pouco da nossa cultura neste evento. Teremos, por exemplo, a oficina de turbantes para aprender sobre esse adereço que é um dos elementos marcantes da cultura africana”, ressalta Cristiane Afonso, coordenadora da biblioteca da unidade e organizadora da iniciativa. 

Michelle Fernandes, que já participou de desfiles e turbantou modelos no Laboratório Fantasma na Casa de Criadores, no SP Fashion Week, será a oficineira para quem quer aprender a usar turbantes e incrementar o visual. 

De acordo com Cristiane, a Semana da Consciência Negra tem o objetivo de contribuir com o debate sobre o preconceito e incentivar o respeito às diferenças. “O Senac tem um papel fundamental na diversidade. Enquanto educadores, devemos incluir todas as pessoas, nunca excluir.” 

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente em 2011 e é celebrado em 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros durante o período colonial. 

A Semana da Consciência Negra do Senac Registro-SP tem o apoio do Movimento Poder Negro Vale e parceira da Prefeitura Municipal de Registro-SP e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que organiza, no dia 24/11, seminário sobre educação escolar quilombola. 

Para participar da programação, basta fazer a inscrição na própria unidade. Mais informações no Portal Senac www.sp.senac.br/registro


Programação 



Apresentação: Senacultural – Apresentações de música, dança, leitura de poesias e teatro. A proposta é possibilitar momentos de criação na escrita e apreciação de poemas que fazem parte da cultura afro-brasileira. 

Data: 19 de novembro de 2018 

Horário: das 14 horas às 15h30 



Feira: Troca de Livros – Livros de literatura em geral e gibis em bom estado de conservação poderão ser trocados nesta atividade. 

Data: 20 de novembro de 2018 

Horário: das 10 às 15 horas 

Local: Praça dos Expedicionários - Registro/SP 



Oficina: Stêncil –O Stêncil é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração. Quem ministra a oficina é Augusto Dimg, artista urbano desde 2012, atua em projetos sociais em escolas no Vale do Ribeira.
Data: 20 de novembro de 2018
Horário: das 13 às 15 horas
Local: Praça dos Expedicionários - Registro/SP 


Workshop: Tranças e Cuidados com Cabelos Crespos – O resgate de tranças para valorização da identidade da mulher negra. Com Marion Rodrigues, trancista e ex-aluna do curso Técnicas de Cortes de Cabelos do Senac Registro.
Data: 21 de novembro de 2018
Horário: das 10 às 12 horas

Workshop: Costurando Histórias por Meio de Capulanas – Contação de histórias por meio de tecidos afros.
Data: 21 de novembro de 2018
Horário: das 13 às 17 horas 



Workshop: Aprenda a fazer o seu Turbante – Atividade abordará a história do turbante como um dos elementos marcantes da cultura africana. Com Michelle Fernandes, que já participou de desfiles e turbantou modelos no Laboratório Fantasma na Casa de Criadores, no SP Fashion Week.
Data: 22 de novembro de 2018
Horário: das 10 às 12 horas



Palestra: Empreendedorismo da Mulher Negra –Abordagem direcionada ao protagonismo da mulher negra no mercado de trabalho. Com a empreendedora e palestrante Michelle Fernandes.
Data: 22 de novembro de 2018
Horário: das 13 horas às 15h30 



Mesa-redonda: Do Enfrentamento ao Racismo e a Violência Contra as Mulheres – Debate mediado pelos movimentos Poder Negro do Vale (PNV) e Marcha Mundial das Mulheres (MMM) sobre as diversas formas de violência que atingem os corpos e vidas de mulheres.
Data: 23 de novembro de 2018
Horário: das 19 às 21 horas 



Seminário: Educação Escolar Quilombola: política, gestão e direitos – 

Realização Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Data: 24 de novembro de 2018
Horário: das 8h30 às 13 horas



Serviço: 

Semana da Consciência Negra 

Data: de 19 a 24 de novembro de 2018 

Local: Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 – Vila Florida – Registro/SP 

Participação gratuita 

Novembro/2018









Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!