Novas Notícias

Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação em SP pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose






É o sexto prêmio que o Programa Municipal de Controle de Tuberculose, em conjunto com a Atenção Básica, conquista.

 Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação em SP pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose
 Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação em SP pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose


Na quinta-feira, 27 de setembro, o município de Registro-SP comemorou mais uma premiação em “Qualidade das Ações no Controle da Tuberculose”, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no Fórum Estadual de Tuberculose 2018 que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças. O evento reuniu diversas cidades que servem de exemplo no que tange as ações de prevenção e cura da tuberculose.



As ações de controle contemplam a captação do paciente com diagnóstico, estabelecendo, vínculo e tratamento. As Unidades Básicas de Saúde realizam a busca dos sintomáticos respiratórios, reduzindo assim, o número de casos de tuberculose no município.



A secretária municipal de saúde, Jô Rangel, acompanhada por Renan Augusto Ramos - do grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XXIII – de São Paulo - esteve na Capital para receber o prêmio. “Estou muito orgulhosa pelo trabalho realizado pela equipe de Vigilância Epidemiologia em parceria com as equipes de Saúde da Família que desenvolvem excelente trabalho com responsabilidade e envolvimento”, celebrou Jô.



Com apoio da Prefeitura de Registro-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa está implantado desde 2010, sendo a farmacêutica Janine Scolaro e a chef de divisão técnica de Vigilância Epidemiológica, Cíntia Barros, as responsáveis.

Segundo a chefe de divisão técnica de Vigilância Epidemiológica, Cíntia Barros, “este é um trabalho contínuo e incessante para aprimorar a qualidade de saúde do nosso município”.






A Doença:


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis e transmitida por via aérea em praticamente todos os casos, afetando principalmente os pulmões. Tem como sintomas: tosse, febre, perda de peso, sudorese vespertina e cansaço. A transmissão cessa após 15 dias de tratamento.

O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que concentram 80% da carga mundial de tuberculose e é considerado um problema grave de saúde pública.







Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!