Novas Notícias

Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta sistema de irrigação solar nas hortas escolares





A ideia de utilizar o sistema de irrigação solar foi do estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, José Alexandre, aluno do Curso de Agronomia da Unesp-Registro-SP.
Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares
Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares

Fruto de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade e as Secretaria de Educação e Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro-SP, o projeto Horta Educativa acaba de ganhar um importante aliado. 

Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares
Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares

Feito com materiais recicláveis, o sistema de irrigação solar vai contribuir com a produtividade das plantas e incentivar a sustentabilidade entre as crianças.



Feito com materiais recicláveis, o sistema vai contribuir com a produtividade das plantas e incentivar a sustentabilidade entre as crianças


Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares
Estagiário da Prefeitura de Registro-SP implanta  sistema de irrigação solar nas hortas escolares

A Horta Educativa foi implantada nas EMEB Professor José Mendes e na EMEF Brigadeiro do Ar Alberto Bertelli, onde os alunos ajudam no plantio e no cultivo das plantas que depois são aproveitadas na própria merenda escolar. 

A ideia de utilizar o sistema de irrigação solar foi do estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, José Alexandre, aluno do Curso de Agronomia da Unesp-Registro-SP. Ele explica que esse sistema de irrigação por gotejamento montado com material reciclável foi desenvolvido pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e é acionado e controlado por luz solar. Como não precisa de energia elétrica, o custo de funcionamento é muito baixo.

“O projeto fortalece o uso de material reciclável, a importância da reutilização e o respeito ao Meio Ambiente. Já temos implementada no Município a Coleta Seletiva e isso precisa chegar ao cotidiano das pessoas. 





Com isso queremos deixar bem claro a valorização da participação da criança nos projetos, no uso sustentável, no respeito ao Meio Ambiente e criar hábitos para o dia a dia. Entendemos que esses hábitos devem começar desde a infância. O envolvimento da criança é imprescindível para a prática sustentável”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Noel Castelo.

José Alexandre explica que o sistema é formado por dois recipientes conectados, sendo que um deles atua como gerador de pressão por captação da energia luminosa para ativar a irrigação. “Apenas um dos recipientes precisa ser reabastecido com água na medida do gasto com irrigação. 

O pressurizador ou bomba solar é uma garrafa de material rígido como o vidro, com ar no seu interior. A parede externa é pintada de preto fosca, com a finalidade de aumentar a absorção da luz e gerar o calor necessário para aquecer o ar interno”, afirma.

A criançada que já gostava de cuidar das hortaliças ficou ainda mais curiosa em participar do projeto. “Além de incentivarmos o uso de alimentos saudáveis, também promovemos o consumo consciente e o aproveitamento dos recicláveis, já que o sistema utiliza uma garrafa de vidro, três garrafas pet e um pedaço de isopor”, destaca a Secretária de Educação, Cinira Alves da Silva. A ideia é implantar as hortas com o sistema de irrigação solar em outras escolas do município.




Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!