Novas Notícias

Unidades de Saúde de Registro-SP são premiadas com o Selo “Unidade Amiga do Peito”






No dia 23 de agosto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro-SP promoveu em parceria com o SESC o Encontro de todos os funcionários da Atenção Básica com objetivo de incentivar o Aleitamento Materno e promover o reforço da Campanha Agosto Dourado. Durante o evento, as Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Alay Correa, Arapongal Oeste, Nosso Teto e Votupoca receberam o Selo “Unidade Amiga do Peito”


 Unidades de Saúde de Registro-SP são premiadas com o Selo “Unidade Amiga do Peito”
 Unidades de Saúde de Registro-SP são premiadas com o Selo “Unidade Amiga do Peito”


Prêmio foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde para valorizar as unidades que aumentaram a prevalência do aleitamento materno


 Unidades de Saúde de Registro-SP são premiadas com o Selo “Unidade Amiga do Peito”
 Unidades de Saúde de Registro-SP são premiadas com o Selo “Unidade Amiga do Peito”

O prêmio foi criado este ano pela Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP para valorizar as unidades que aumentaram em seus territórios a prevalência do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida das crianças. As equipes que bateram as metas pactuadas receberam o Certificado de Conquista e o selo de Unidade Amiga do Peito. Além disso, os profissionais compartilharam as experiências e ações desenvolvidas no Incentivo ao Aleitamento Materno.

A Campanha "Agosto Dourado" tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações na mídia sobre os benefícios do aleitamento materno. Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água ou outros líquidos, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos tem mais saúde e também desenvolvem, em média, mais inteligência e melhor desempenho escolar.





Na abertura do evento realizado no SESC, a Secretária de Saúde, Jô Rangel, ressaltou a importância do aleitamento como base da vida e como o Município de Registro está empenhado na promoção da saúde. “O Selo Unidade Amiga do Peito foi criado justamente para incentivar nossas equipes nessa mobilização a favor da amamentação exclusiva. O leite materno não tem custo e é a melhor demonstração de amor aos filhos”, afirmou a Secretária.

O Encontro teve como objetivo alinhar o conhecimento e as práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno no Município, além do compartilhamento de experiências, propiciando a todos a oportunidade de levar para suas Unidades de Saúde novas propostas de ações na promoção e manutenção do Aleitamento Materno. 

Participaram como palestrantes a Médica Pediatra Dra. Maria Paula Groke, a Nutricionista Sanitarista do DRSXII Registro, Edna Inês de França Benguela, a Enfermeira Articuladora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Tereza Hanae, e a Nutricionista da Atenção Básica do município, Mestre em Nutrição pela USP, Gislene dos Anjos Tamasia.

A Organização do Encontro ficou sob a responsabilidade da Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!