Novas Notícias

58º Bon Odori homenageia antepassados com danças folclóricas e gastronomia





58º Bon Odori é um evento tradicional da cultura japonesa acontece neste sábado, 18, no Templo Budista de Registro-SP

 58º Bon Odori homenageia antepassados com danças folclóricas e gastronomia
58º Bon Odori em Registro-SP


O Templo Budista de Registro-SP recebe a comunidade neste sábado, 18 de agosto, para a realização do 58º Bon Odori, um dos mais tradicionais eventos da cultura japonesa no Vale do Ribeira. Danças folclóricas em homenagem aos antepassados e apresentações de taiko, neste ano com a participação especial do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, são os pontos altos da celebração, que começa às 18 horas.



Tradicional no Japão, o Bon Odori foi trazido a Registro-SP em 1960 pelo Templo Budista, que o promovia no pátio da Igreja, com participação praticamente restrita aos fiéis. Há 12 anos, porém, a organização foi assumida pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro-SP (Bunkyo), que ampliou a programação e abriu o evento ao público em geral, a fim de compartilhar com toda a sociedade mais essa manifestação da cultura japonesa.



O Bon Odori baseia-se na apresentação de danças folclóricas japonesas, mas a gastronomia igualmente tem destaque, com pratos típicos da culinária nipônica servidos na praça de alimentação e distribuição de moti (bolinho de arroz japonês) - que, segundo a tradição, traz sorte o ano todo para quem o consome.








Os tambores também soam ritmados nas apresentações de taiko. Neste ano, além dos talentosos músicos do Ribeira Ryofu Daiko, do Bunkyo de Registro-SP, o público terá a oportunidade de conhecer o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, extensão brasileira do grupo originário de Okinawa, no Japão, que mescla danças e músicas tradicionais com coreografias e ritmos contemporâneos, revelando às novas gerações a riqueza e a beleza de sua cultura.



O 58º Bon Odori é uma realização do Templo Budista Honpa Hongwanji e do Bunkyo de Registro, com apoio da Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar) e da Prefeitura Municipal de Registro-SP. O evento acontece no Templo Budista, à Avenida Estados Unidos, 50, na Vila Budista, e a entrada é gratuita.



Confira a programação do 58º Bon Odori:




18h00 - Missa

18h30 - Cerimônia de Abertura

19h00 - Wadaiko

19h30 - Bon Odori

20h00 - Ryukyu Matsuri Daiko

20h30 - Minyo Yamatokai

21h00 - Bon Odori

22h00 - Distribuição de Moti

22h30 - Fogos

23h00 - Matsuri Dance

23h30 - Encerramento
  


Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!