Novas Notícias

Programa Aprendizagem: oportunidade de profissionalização destinada ao jovem e à empresa

O programa Aprendizagem, oferecido pelo Senac em todas as unidades do Estado, é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, amparada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, assegurando a eles sua formação profissional.

Programa Aprendizagem: oportunidade de profissionalização destinada ao jovem e à empresa

Senac Registro-SP capacita aprendizes para sua primeira experiência no mundo do trabalho








Mas, de acordo com Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro-SP, não é apenas o aprendiz quem ganha com o programa. As empresas também têm vantagens ao participar. Ao empregar um jovem, as organizações garantem a oportunidade de formar um profissional de acordo com o perfil desejado.



“Durante o curso, o aluno será capacitado a compreender os processos de funcionamento das áreas e dos departamentos das empresas, adotando atitude negociadora, sustentável, ética e cidadã a fim de facilitar o fluxo dos processos”, explica o gerente.



Em Registro-SP, a concessionária Arteris Régis Bittencourt é parceira do programa Aprendizagem. Ao todo, 19 aprendizes do Senac trabalham no setor administrativo da concessionária. 

“O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso é importante investir nos jovens que estão no início de carreira, assim estarão mais preparados para as exigências do mundo corporativo. Os aprendizes capacitados pelo Senac possuem habilidades para atender às demandas da nossa empresa”, afirma Juliana Vassão de Almeida, analista de recursos humanos da concessionária.



“O curso de aprendizagem que o Senac oferece é excelente, demonstra a realidade empresarial para os jovens. Os benefícios não são só para a empresa que os contrata e sim para a sociedade. Esses jovens recebem exemplos de cidadania e de bons valores”, acrescenta Juliana.



Ao integrar-se ao programa, a Arteris Régis Bittencourt, além de cumprir o papel legal de contratante do aprendiz, atua no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades, como foi com o Mateus Ferreira Pontes, 20 anos.



Ele era aprendiz na concessionária e conseguiu seu primeiro emprego no mesmo local após concluir a formação. “Entrei em dezembro de 2017 como efetivo, mas, antes, fiz um ano e meio como aprendiz. O legal, no meu caso, é que terminei meu período como aprendiz e na tarde do dia seguinte eu já havia sido chamado para ser efetivado”, conta o ex-aluno do Senac Registro, que agora trabalha como operador do Centro de Controle de Operações (CCO).



De acordo com ele, o programa Aprendizagem foi essencial para sua formação profissional. “O curso me mostrou muito da realidade de uma empresa e me ajudou a melhorar meu desempenho para poder ser efetivado. Aprendi a escutar os feedbacks que recebi para me desenvolver cada vez mais”, diz Mateus.



O programa Aprendizagem é organizado em 17 meses e possui carga horária de 1.560 horas, das quais 480 horas são teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na empresa. Empresários interessados em inscrever seus funcionários devem entrar em contato com o Senac Registro-SP, que começará uma nova turma a partir de 23 de agosto. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Outras informações sobre como participar estão disponíveis no Portal Senac:www.sp.senac.br/aprendizagem.



Serviço:



Programa Aprendizagem


Dados: 23/8/18 a 23/01/20

Horário: às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local: Senac Registro-SP
Informações: www.sp.senac.br/aprendizagem

Veja também as matérias: 

Seja o líder que sua equipe precisa






Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!