Novas Notícias

Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose



Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose

É o terceiro ano consecutivo que o Município é premiado pelas ações realizadas para identificar e tratar os casos da doença
Saúde Municipal de Registro-SP recebe premiação pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose

Esta semana o Município comemora duas importantes premiações. No dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi premiada pelo Estado por cumprir a meta do Programa Time do Emprego em 2017. Já no dia 20/03, foi a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que se destacou ao ganhar pelo terceiro ano consecutivo a premiação pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose.

O prêmio foi entregue durante evento em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose (24 de março), realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. “Essa premiação é resultado de um grande trabalho de equipe. 







Nossos funcionários da saúde se dedicam para colocar em prática o Programa Municipal de Controle da Tuberculose visando identificar os casos de forma rápida, para que os pacientes recebam o tratamento adequado da doença”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Jô Rangel.

A secretária esteve em São Paulo para receber o prêmio junto com a chefe da Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, Cintia Zilda de Almeida Barros, e a responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Janine Scolaro.

“Este prêmio é de toda equipe de saúde de Registro-SP. Parabéns à Secretária Jo Rangel e a todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos e farmacêuticos pela eficácia e rapidez nas ações”, destaca o Prefeito Gilson Fantin.

Desta vez o critério escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde foi premiar os municípios com mais de 20 casos de tuberculose no ano de 2017 e que realizaram mais de 90% de testagem rápida de HIV nos casos notificados. Registro realiza 100% de testes rápidos de HIV nos pacientes diagnosticados com tuberculose.

No ano passado, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose notificou 46 pacientes diagnosticados com tuberculose pulmonar ou extrapulmonar, todos tratados ou em tratamento no município. 

A DOENÇA
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis e transmitida por via aérea em praticamente todos os casos, afetando principalmente os pulmões. Tem como sintomas: tosse, febre, perda de peso, sudorese vespertina e cansaço. A tuberculose tem tratamento e a transmissão cessa após 15 dias de tratamento.

O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que concentram 80% da carga mundial de tuberculose e é considerado um problema grave de saúde pública. 

Pessoas com tosse por mais de três semanas devem procurar uma Unidade de Saúde para obter diagnóstico e tratamento.











Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!