Novas Notícias

Comece 2018 com as finanças em dia



Comece 2018 com as finanças em dia

Especialista do Senac Registro-SP orienta a planejar gastos para manter o orçamento equilibrado durante os próximos 12 meses


O ano muda, mas algumas contas fixas continuam as mesmas. Na lista de despesas entram Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), compra de material escolar, enfim, uma série de compromissos que não há como fugir.Mas, de acordo com Edson Lima, docente da área de gestão e negócios do Senac Registro, sabendo dessas obrigações, já é possível criar um plano para não entrarou passar o ano no vermelho.

“Precisamos ser gestores. E como eles, temos que planejar, controlar, reavaliar e sistematizar as contas. As famosas planilhas são excelentes, sem falar em alguns aplicativos que hoje são facilmente baixados no celular”, indica.








O primeiro passo para colocar as contas em ordem é listar todas as receitas e despesas. “Monte uma planilha que permita com que você visualize todos os seus custos fixos e vá acrescentando os variáveis diariamente ou semanalmente, conforme vão surgindo, assim como todas as fontes de receitas”.

O plano é construir uma visão global de 12 meses.O docente afirma que para se manter no azul e ter uma reserva, o ideal é que seja utilizado somente 70% do rendimento líquido anual, ficando os outros 30% livres para aplicações e investimentos diversos, como viagens, saúde e lazer.

Para quem ainda não conseguiu se desvencilhar das dívidas de 2017, o recomendado, se possível, é usar uma parte do 13º para recuperar o equilíbrio financeiro. “Se o momento não está tão confortável, opte em usar o dinheiro para quitação de dívidas com juros exorbitantes, como a dos cartões de crédito”, orienta.

Abaixo, mais algumas dicas para ajudar no controle financeiro do próximo ano com objetivo de manter a saúde do seu bolso.

1.    Adquira ou monte sua própria planilha de controle financeiro ou baixe um aplicativo no celular
2.  Faça sempre as seguintes perguntas antes de comprar qualquer coisa: Eu preciso? Eu posso comprar? Tem que ser agora?
3.  Anote na planilha todos os seus gastos diários, do maior ao menor, mesmo que pareçam insignificantes. Isso ajudará no controle mensal.
4.  Divida seus gastos em moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, vestuário e lazer. A segmentação ajudará a visualizar onde você consegue enxugar gastos nos próximos meses.
5.  Pesquise antes de comprar. Isso garante melhor preço!
6.  Pagar à vista com desconto é sempre melhor que comprar parcelado e com juros
7.  Utilize o cartão de crédito somente quando necessário. O crédito à disposição nem sempre é o mesmo que você tem em conta para o pagamento de dívidas. Calcule todos gastos antes de usar o cartão.

Portfólio de gestão e negócios do Senac Registro


Aos interessados em conhecer mais sobre a área de gestão e negócios, o Senac Registro oferece amplo portfólio de cursos. Informações sobre calendário, áreas de estudo e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac (www.sp.senac.br/registro), na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.

Informações

Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida

Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!