Novas Notícias

Turma exclusiva de quilombolas ingressa no curso Técnico em Enfermagem do Senac Registro-SP


Turma exclusiva de quilombolas ingressa no curso Técnico em Enfermagem do Senac Registro-SP

Vindos de 14 remanescentes de quilombos de Eldorado e Iporanga, os 30 alunos buscam qualificação para atuar em suas próprias comunidades

Uma turma formada exclusivamente por quilombolas, a primeira do tipo na instituição, ingressou em agosto no curso Técnico em Enfermagem do Senac Registro-SP. Os 30 alunos receberam bolsas de estudo e vêm de 14 remanescentes de quilombos localizados em Eldorado e Iporanga. A oportunidade possibilitará a eles a concretização do sonho de obter habilitação profissional para atuar no atendimento à saúde em suas próprias comunidades.

Vários dos estudantes chegam a percorrer mais de 200 quilômetros para vir e voltar das aulas, que acontecem de segunda a quinta-feira, das 9 às 13 horas. Para o transporte, contam com auxílio das prefeituras das duas cidades e da associação do quilombo Pedro Cubas, mas também colaboram com uma quantia mensal. “Todo o esforço vai valer a pena”, comenta o vereador Sidney Santana e Silva, de Eldorado, um dos articuladores do projeto.




“A formação técnica desse grupo será um grande avanço para as comunidades quilombolas da região”, diz Sidney. Segundo ele, o Senac exerce papel fundamental nesse avanço, promovendo educação profissional de qualidade, com ampla oferta de vagas gratuitas e em total integração com as demandas e expectativas da população do Vale do Ribeira. “A gente precisa tirar o chapéu para o Senac”, elogia.

Para Paulo Rezende, gerente do Senac Registro-SP, a participação dos alunos quilombolas no dia a dia da unidade proporciona uma vivência bastante rica para todos. “É uma troca de conhecimento, uma excelente oportunidade para que a gente também aprenda mais sobre a história, a cultura, a arte, os costumes e a culinária dos remanescentes de quilombos”, diz. O curso com a presença do grupo se estenderá até meados de 2019.



Agosto/2017




Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!