Novas Notícias

Seminário de Agricultura Orgânica debate utilização de plantas alimentícias não convencionais

Seminário de Agricultura Orgânica debate utilização de plantas alimentícias não convencionais

O evento reuniu 132 participantes de diferentes municípios, entre eles: Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Sete Barras, Eldorado, Jacupiranga e Barra do Turvo

Seminário de Agricultura Orgânica debate utilização de plantas alimentícias não convencionais

No último dia 16/08, Registro-SP sediou o Seminário de Agricultura Orgânica. O evento aconteceu no auditório do SENAC e reuniu 132 participantes de diferentes municípios, entre eles: Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Sete Barras, Eldorado, Jacupiranga e Barra do Turvo.





Os principais assuntos discutidos foram: a utilização de plantas alimentícias não convencionais (PANCs); apresentação com pratos utilizando PANC’s; produção de húmus de minhoca nas propriedades rurais; meliponicultura na agricultura orgânica e as diferentes formas possíveis de comercialização com a apresentação de experiências da COOPAFASB, COOPERAFLORESTA e CSA (comunidade que sustenta a agricultura). As palestras foram ministradas por Osmar Mosca Diz (CATI), Andrea Mancebo Asorey (SENAC), Herlon Sergio Nadolny (Doutorando da UFPR), Jorge O. Diogo (S.O.S. Abelha sem ferrão), Marcelo Fukunaga (COOPAFASB), Artur Dalton Lima (COOPERAFLORESTA) e Fernando Silveira Franco (UFSCAR).

O Prefeito Gilson Fantin enalteceu a iniciativa, principalmente como alternativa econômica para os produtores rurais. “Este intercâmbio de informações entre produtores e órgãos públicos sobre o aproveitamento de plantas alimentícias não convencionais na agricultura orgânica surge como uma proposta consistente e que pode realmente render bons frutos no mercado agrícola”.

Durante o seminário, a Casa da Agricultura de Registro prestou uma homenagem ao Engenheiro Agrônomo e também produtor, Mario Terashima, pela sua contribuição ao longo de diversos anos para a agricultura orgânica da região.

“Espera-se como fruto deste evento que haja uma valorização dos alimentos não convencionais encontrados na propriedade, inclusive estimulando a inserção de alguns deles na merenda escolar. Além disso, outro fator almejado é estimular a diversificação das atividades desenvolvidas na propriedade rural a fim de que haja aumento da renda do produtor”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio.


O Seminário de Agricultura Orgânica foi uma realização em parceria entre a CATI, Prefeitura Municipal de Registro, APTA, UNESP, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, CBRN, SENAC, ITESP, Instituto Florestal, Fundação Florestal, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, CREA, AOVALE, ECAPJR, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira e Phosfaz.








Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!