Novas Notícias

Trabalho do CAPS-Registro-SP é reconhecido em Congresso do Conasems em Brasília


Trabalho do CAPS-Registro-SP é reconhecido em Congresso do Conasems em Brasília


O projeto “Realização de Festa Popular com a Participação de Portadores de Transtornos Mentais Crônicos” foi apresentado na Mostra de Experiências Exitosas

Trabalho do CAPS-Registro-SP é reconhecido em Congresso do Conasems em Brasília

A Secretária Municipal de Saúde de Registro-SP, Jô Rangel, e o Coordenador Técnico de Saúde Mental, Sttefano Juan Bomfim Merfa, participaram entre os dias 12 e 15 de julho do Congresso Nacional do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), realizado em Brasília. Pela primeira vez o Centro de Atenção Psicossocial de Registro (CAPS) representou o município na Mostra Brasil Aqui tem SUS de Experiências Exitosas, que aconteceu durante o Congresso.

Sttefano Bonfim Merfa apresentou o trabalho “Realização de Festa Popular com a Participação de Portadores de Transtornos Mentais Crônicos”, que contribui com a inclusão social e com a melhoria da autoestima dos frequentadores do CAPS. 


Eles participaram da tradicional Festa da Solidariedade, contribuindo com a decoração da barraca do CAPS, a venda dos bingos e o preparo dos pratos servidos durante o evento.







“Essa participação em Brasília é fruto de um trabalho em equipe iniciado no ano de 2016 na 1ª mostra de experiências no município de Registro-SP e da premiação recebida na mostra estadual realizada pelo COSEMS em Santos. 

Queremos agradecer à Prefeitura e à secretaria de saúde pelo apoio e incentivo a nossa equipe, pela experiência adquirida e pela honra de representar a saúde mental, o município e o Vale do Ribeira em âmbito nacional. 

Trabalho do CAPS-Registro-SP é reconhecido em Congresso do Conasems em Brasília

Em especial a nossa secretária de Saúde, Jô Rangel, que nos acompanhou e incentivou em todas as etapas”, destaca o coordenador Sttefano, que fez o relato durante a Mostra Nacional.

O objetivo da Mostra Brasil, aqui tem SUS é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde e dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local.

O XXXIII Congresso Conasems também reuniu secretários municipais de saúde para uma ampla discussão sobre o financiamento do SUS, além de debater a promoção de ações conjuntas junto ao Congresso Nacional em prol da gestão municipal do SUS. “Foi uma ótima oportunidade para dividir experiências que deram certo e discutir os desafios que enfrentamos no dia a dia da administração da saúde pública. 

Em Registro-SP, apesar de todas as dificuldades econômicas impostas pela situação do País, temos um prefeito que prioriza a saúde e a contribuição técnica para o setor”, comenta a Secretária Jô Rangel.

Ela destaca a importância da participação do CAPS no Congresso e o trabalho realizado junto aos pacientes. “Temos uma equipe extremamente qualificada e dedicada, que desenvolve inúmeros projetos visando sempre o bem-estar das pessoas atendidas no CAPS. Todos estão de parabéns pelos excelentes resultados”.


Em março do ano passado, o CAPS-Registro-SP ficou entre os 10 vencedores do VII Prêmio David Capistrano de experiências exitosas com o trabalho “Realização de Festa Popular com a Participação de Portadores de Transtornos Mentais Crônicos”. 

O CAPS recebeu a premiação durante o 31° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS), realizado em Santos.






Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!