Novas Notícias

Piracema pesca restrita de 01 de novembro até 28 de fevereiro de 2017

Piracema pesca restrita de 01 de novembro até 28 de fevereiro de 2017


No período de 1º de novembro a 28 de fevereiro ocorre a Piracema. Nesta época, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem e os pescadores têm que observar rigorosamente as restrições para a captura dos peixes.

PIRACEMA - o desrespeito é crime!



A palavra piracema é de origem tupi e significa "saída do peixe", referindo-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação.

O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro. Ao fim desta época, as lagoas existentes às margens dos rios perdem contato com o curso d'água e as ovas ficam detidas.

Nesses locais, as chances de sobrevivência dos alevinos (filhotes) são maiores, pois as águas ficam ricas em alimentos. Com as novas chuvas, as lagoas voltam a se conectar às bacias hidrográficas.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Policiamento Ambiental, intensifica a fiscalização para prevenir e reprimir a pesca predatória. A fiscalização ocorre com policiais ambientais destacados nos locais que são considerados pontos críticos.

Nesse período de proteção dos peixes, os pescadores sofrem penalidades mais graves e que são acrescidas dependendo também da quantidade de peixes capturados.

Denúncias podem ser feitas através do e-mail

Nenhum comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!