Não caia em ciladas durante a Black Friday



Não caia em ciladas durante a Black Friday


Especialista da área de gestão e negócios do Senac Registro-SP dá dicas para avaliar se produtos e preços valem a pena no período promocional

Consumidores e lojistas brasileiros já se preparam para mais uma edição da Black Friday, que, neste ano, acontece no dia 24 de novembro. Apesar dos preços tentadores, as pessoas devem ficar atentas para não caírem em falsas ofertas e, até mesmo, perderem dinheiro em sites inseguros.

De acordo com levantamento do portal BlackFriday.com.br, idealizador do evento no Brasil, em 2016 as vendas da promoção somaram R$ 1,9 bilhões. Neste ano, a estimativa é alcançar a comercialização de mais de R$ 2,2 bilhões. Na lista de itens mais desejados para o período, saem na frente os smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos.






Virtualmente ou na loja física, antes de gastar, o recomendado é realizar pesquisa de preço, analisar a segurança do ambiente virtual e checar quais são as vantagens do produto. Segundo André Bezerra da Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Registro, a primeira dica é fazer uma busca dentre os diversos estabelecimentos para encontrar a melhor opção.

Se a compra for on-line, existem sites gratuitos que fazem comparação de preços do mesmo produto e também mostram o histórico de variações de valores que o mesmo item teve durante o ano. “O consumidor deve preocupar-se com a efetividade dos descontos de preços, qualidade dos itens, condições de garantia ou devolução e a veracidade da loja virtual”, orienta André.

O docente lembra que também é importante verificar se o pagamento à vista oferece benefícios. Se a compra for em loja física, ainda é possível negociar melhores descontos. “Avalie se há diferença de preço no pagamento à vista e a prazo. A prioridade é pagar à vista. Lembre-se de que estamos próximo ao início do ano, o que tipicamente requer pagamentos de diversos itens como IPTU, IPVA e material escolar. Endividar-se nesta época pode comprometer suas finanças”.
Se não for possível o pagamento à vista, é imprescindível calcular os juros das parcelas para analisar se o valor está muito além do preço normal. Os consumidores também precisam ficar atentos aos prazos de entrega, valor do frete, custos com montagem e manutenção. Na dúvida, antes de fechar a compra, verifique a idoneidade das empresas em portais como Procon e Reclame Aqui.

Cinco regras de ouro para não ter dor de cabeça

1.    Verifique se o produto tem algum defeito, está fora de moda, é um modelo antigo, tem menor potência ou desempenho inferior. Com ciência desses fatos, analise se vale a pena compra-lo mesmo assim.

2.    Pesquise com antecedência os fornecedores do produto para obter um histórico de preços e ver se na Black Friday ele realmente está com desconto. Algumas lojas, infelizmente, se apropriam da data para maquiar os valores e vender menos por mais. Fique atento!


3.    Avalie prazos e condições de garantia. Muitas vezes, por conta de estoque, o produto pode demorar para ser enviado. Se você precisa dele urgentemente, é imprescindível checar essa informação antes de finalizar a compra. 


4.    Cuidado com estabelecimentos desconhecidos, principalmente em ambiente virtual. Pesquise a reputação do fornecedor, se há reclamações e de que tipo. São inúmeros os casos de lojas fantasma e estelionatários. Só passe seus dados pessoais, como número do cartão de crédito, se realmente estiver seguro.


5.    O Procon tem uma lista negra de lojas e sites que costumam enganar os consumidores durante esta época. Informe-se quais são os que você deve ficar longe neste período.


Formação em gestão e negócios
O Senac Registro possui cursos técnicos e de curta duração na área de gestão e negócios. Conheça o portfólio da unidade no portal www.sp.senac.br/registro. Outras informações também podem ser adquiridas diretamente na unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida.


Informações

Senac Registro-SP
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida

Site: http://www.sp.senac.br/registro







Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos