Sesc Registro-SP abre exposição Tecelagem Manual Brasileira

Sesc Registro-SP abre exposição Tecelagem Manual Brasileira

Mostra traz peças tradicionais e inovadoras, representativas da diversidade da tecelagem artesanal do país

O Sesc Registro abre neste sábado (dia 28) a exposição Tecelagem Manual Brasileira,  que apresenta um panorama da tecelagem artesanal praticada em diferentes regiões do país. Com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi, a mostra traz cerca de 200 peças e objetos têxteis tradicionais e inovadores, representativos da diversidade cultural das localidades em que são produzidos, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Acre, entre outros.

O curador explica que a exposição aborda vertentes características da tecelagem manual, com utilização de quatro materiais: lã, seda, algodão e fibras. 






Do Rio Grande do Sul vem peças de lã de carneiro fiadas à mão; do Paraná, os tecidos produzidos com a seda; de Minas, vem a tradição de tecer o algodão à mão; de Muquem, na Serra da Mantiqueira, estará exposto o trabalho da comunidade com diversas fibras locais; além das tradicionais redes de algodão do Piauí, as roupas fiadas e tecidas com algodão e sementes pelo povo indígena Ashaninka, no Acre, e os panos de Orixás feitos com mistura de fios na Bahia, entre outras criações de artistas têxteis. 

Tecelagem com fibra de bananeira e de junco

Representando a região do Vale do Ribeira participam as artesãs da Banarte, de Miracatu, que trabalham com a fibra da bananeira, e a tecelagem de Douglas Dai, de Registro, com os artefatos de junco. Também estará à mostra uma parte do que foi produzido por artesãos da região durante as oficinas que antecederam a exposição, realizadas pelo Sesc Registro nos últimos meses sobre técnicas de tecelagem, estamparia e tingimento vegetal, entre outros temas. 

“Com esse trabalho preparatório junto aos artesãos e as visitas técnicas, conseguimos deixar uma semente de inovação nos grupos locais”, comenta o curador Renato Imbroisi. Na Banarte, foi organizada a cartela de cores dos produtos confeccionados pelo grupo e, na tecelagem de junco, foi proposto o tingimento das tradicionais esteiras. “Além da convencional moda-praia, as novas esteiras coloridas abrem caminho para o mercado da decoração, além de ser um passo importante para, no futuro, resgatar a tradição da estamparia nas esteiras, técnica antigamente utilizada na região”, ressalta o curador. Na exposição, o público poderá conferir exemplares das antigas esteiras estampadas que saíam do Vale do Ribeira para colorir as praias em todo o país.

Demonstração: presença de artesãs do RS e MG

Neste primeiro final de semana da exposição, haverá também demonstração de duas vertentes da tecelagem presentes na mostra, com a intervenção das artesãs Noeci da Silva Camargo e Clair Schneid Vaz Luiz, da região de Bagé (Rio Grande do Sul), e de Eva Maciel da Cunha e Maria de Fátima da Silva, de Muquem (Minas Gerais). Elas irão mostrar técnicas de tecelagem, matéria-prima e tipo de tear utilizado, entre outros aspectos que traduzem a identidade cultural das localidades.

A exposição Tecelagem Manual Brasileira estará aberta à visitação gratuita no Espaço Expositivo do Sesc Registro. Aos sábados, domingos e feriados a mostra abre das 10h às 18h30; de terça a sexta, das 13h às 21h30. O agendamento de grupos pode ser feito pelo e-mail agendamento@registro.sescsp.org.br. Mais informações na Central de Atendimento do Sesc Registro: (13) 3828-4950.

Serviço:
Exposição: Tecelagem Manual Brasileira
Espaço Expositivo do Sesc Registro
De 28 de outubro a 29 de abril de 2018
Terça a sexta, das 13h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30.
Grátis. Livre.












Fotos: Fúlvia Rodrigues
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos