No Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, Prefeito destaca ações voltadas para a inclusão e acessibilidade


No Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, Prefeito destaca ações voltadas para a inclusão e acessibilidade

Programação foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Registro-SP.

Instituído pela Lei Municipal 1.673/2017, de autoria do Vereador Fabio Tatu, o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência de Registro foi comemorado nesta quinta-feira, 21 de setembro, com uma programação especial. Realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conddef), com apoio da Prefeitura, as atividades iniciaram pela manhã com um encontro no CCI, onde foram premiadas as crianças vencedoras do concurso que definiu o slogan e a logomarca do Dia Municipal.

No Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, Prefeito destaca ações voltadas para a inclusão e acessibilidade
Ao falar para os participantes do encontro, o Prefeito Gilson Fantin destacou a importância da participação dos conselhos municipais na administração pública e abordou as principais ações da Prefeitura voltadas para a inclusão e a acessibilidade. “As mudanças só saem do papel e do gabinete da Prefeitura com o envolvimento da população, por isso incentivamos e apoiamos muito a criação e o fortalecimento de todos os conselhos municipais”, afirmou.




Gilson Fantin pontuou as ações por secretaria. Na área da Assistência e Desenvolvimento Social, além de instituir e apoiar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura repassa recursos para a Apae e para a AÇÃO (Associação da Pessoa com Deficiência de Registro-SP), atende os casos de violência contra crianças e adultos com deficiência através do CREAS, mantém o serviço de fortalecimento de vínculos e encaminha os munícipes para receber o Benefício de Prestação Continuada.

Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a gestão reformou ou construiu cerca de 200 rampas de acessibilidade nas calçadas desde 2013, sendo que uma nova licitação está sendo feita para manutenção e construção de novas rampas.

Na área da Saúde, o Programa Residência Terapêutica foi implantado no final de 2016 e atende hoje a 10 portadores de deficiência mental que ficaram internados por longos anos e ganharam qualidade de vida ao voltar ao convívio da sociedade. Registro possui também o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que ganhará uma sede nova, mantém uma cadeira odontológica na UBS Centro específica para atender pessoas com deficiência, além do Centro de Reabilitação e Fisioterapia na Vila Nova, que recebeu equipamentos novos e mais profissionais na gestão Gilson Fantin.

Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Obras, a Prefeitura tem exigido dos novos comércios e na renovação do alvará o cumprimento das normas de acessibilidade nos prédios.

A Educação Municipal tem sido referência na inclusão e atendimento a crianças com deficiência, com a contratação de 85 cuidadores escolares, adaptação dos espaços escolares com acessibilidade, transporte escolar adaptado e convênio com a Apae para diagnóstico das crianças.

Também na Cultura, o Município recebeu um kit de acessibilidade que em breve estará disponível na Biblioteca Municipal e ampliou o acervo de livros em braile para a sala de leitura do CEU Vila Nova e da Biblioteca Municipal.

DESENHOS E FRASES

Durante o encontro no CCI, a presidente do Conddef, Vera Regina Hashimoto, o Prefeito Gilson, o vereador Fabio Tatu, a presidente do Fundo Social, Maria Amélia, e a secretária da Assistência, Cristiane Marques, premiaram os vencedores do concurso que definiu o slogan e a logomarca do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência.

Anna Clara Zorzi ficou em primeiro lugar com o desenho escolhido, seguida pela aluna Sofia Aparecida de Azevedo em segundo e Sthefany Lissa Okada, em terceiro. Já a frase vencedora – “Respeito sem preconceito, na cidadania vira mania” foi do aluno Miguel Isack de Souza. Em segundo lugar ficou Kayo Yoichi Pereira e, em terceiro, Ana Clara Cubas.

O evento contou também com a participação dos vereadores Gerson Teixeira e Tom Adorno, o presidente do CREA Registro-SP, José Roberto Barbosa Satto, o presidente da Apae, José Rubens, a gerente do Sebrae, Claudia Bilche, Elizandra Aparecida Nóbrega, presidente da Amar (Associação Amigos do Autista de Registro), secretários municipais e conselheiros.

Elizandra presidente da Amar (Associação Amigos do Autista de Registro)
Elizandra, presidente da Amar (Associação Amigos do Autista de Registro)


A programação do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência contou ainda com palestra sobre Autismo, panfletagem no centro da cidade, apresentação do Coral em Libras (EMEF José Mendes e Instituto Federal) e mesa redonda na Unisepe.






Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos