Curso Técnico - Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

Curso Técnico - Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho


Total de vagas: 35Vagas destinadas a Bolsas: 34Carga horária: 340 horas

Início: 18/09/2017
Término: 22/03/2018
Segunda: 13h30-17h30
Terça: 13h30-17h30
Quarta: 13h30-17h30
Quinta: 13h30-17h30

O profissional formado nesse curso poderá atuar em equipes multiprofissionais, sob supervisão, em empresas privadas e públicas, incluindo os órgãos oficiais, como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, os programas de prevenção de doença e promoção da saúde. 

Poderá participar da elaboração e execução de programas voltados para grupos de riscos específicos que envolvam os trabalhadores, as famílias e a comunidade, de forma integrada e ética, mobilizando conhecimentos das ações de vigilância em saúde a fim de promover a melhoria da qualidade de vida. 






Diferenciais do curso: 

O curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho do Senac é alinhado com o mercado de trabalho, atendendo às exigências específicas da ocupação com docentes com experiência profissional na área que enfatizam situações de aprendizagem dinâmicas e interativas que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo. 

A organização curricular está estruturada por módulos possibilitando ao aluno o desenvolvimento de habilidades e a elaboração de projeto durante o curso para o desenvolvimento profissional.

Pré-requisito

Pré-requisitos: Para matrícula na Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho, o candidato deve ter concluído o curso Técnico em Enfermagem.
O candidato que apresentar certificado de conclusão de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho poderá matricular-se diretamente no Módulo 5, desde que atenda aos demais requisitos de acesso desta especialização técnica.

Mercado de Trabalho

No Brasil, a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, em vigor desde 2004, visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações que envolvam a promoção, a reabilitação e a vigilância na área da saúde do trabalhador. 

Segundo dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, no decorrer dos anos 2012 e 2013 foram registrados 711.164 acidentes e doenças do trabalho e 2.884 óbitos de trabalhadores decorrentes da atividade laboral. 

Diante deste quadro alarmante, mas passível de mudanças positivas, a união de forças contribuirá para a transformação do cenário nacional. A atuação do técnico e do auxiliar de enfermagem do trabalho, em conjunto com as equipes multidisciplinares, junto aos trabalhadores vai possibilitar uma perspectiva maior de vida com melhor qualidade. 

Compreender a atenção integral à saúde, ampliar as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde do trabalhador, priorizar as ações de promoção e proteção especifica às de reparação, participar do desenvolvimento de ações educativas quanto aos aspectos de saúde e segurança dos trabalhadores e de estudos e pesquisas na área são algumas ações que o auxiliar e o técnico em enfermagem do trabalho poderão desenvolver com o intuito de transformar a vida dos trabalhadores, prevenindo dos acidentes e das doenças que rondam o seu dia a dia de trabalho.

Ato de Autorização

Autorizado conforme Conselho Regional do Senac São Paulo Resolução nº 06/2016 de 29/03/2016.

Método

As situações de aprendizagem previstas para o curso têm como eixo condutor um projeto que será construído no decorrer dos módulos, ou seja, por etapas, considerando as especificidades de cada módulo. O trabalho por projeto favorece o desenvolvimento das competências previstas em cada módulo na medida em que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem. Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório do trabalho por projeto.

Programa

Atenção à saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências que possibilitem o reconhecimento da área da saúde do trabalhador, a atuação e as responsabilidades do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem como integrantes da equipe dos serviços de saúde do trabalhador. (40 horas)

Saúde e segurança do trabalhador: desenvolvimento de competências que permitam identificar e relacionar os riscos presentes no ambiente e no processo de trabalho com as alterações fisiológicas do trabalhador e possíveis impactos ao meio ambiente, colaborando no desenvolvimento de propostas com o intuito de minimizá-los ou até eliminá-los. (72 horas) 

Prevenção de doenças e acidentes do trabalho: reconhecimento das doenças profissionais e das relacionadas ao trabalho, através do atendimento ao trabalhador, investigação das causas possíveis de acidentes e doenças, e desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica. (100 horas) 

Organização dos serviços de saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências voltadas à organização dos serviços de saúde, a execução do programa de controle médico de saúde ocupacional e atendimentos de urgência e emergência além da implantação de treinamento de primeiros socorros no trabalho. (88 horas) 

Programas em saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências para implantação de ações educativas e de programas em saúde, possibilitando melhorar a qualidade de vida do trabalhador e família. (40 horas)

Certificação

Àquele que for aprovado em todos os módulos que compõem a organização curricular deste curso e apresentar o diploma de Técnico em Enfermagem será conferido o certificado de
Técnico de Enfermagem do Trabalho - Especialização Técnica de Nível Médio - com validade nacional.


Saiba mais: https://goo.gl/ypemX3







Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos