Residência Terapêutica de Registro-SP traz qualidade de vida a portadores de deficiência mental


Residência Terapêutica de Registro-SP traz qualidade de vida a portadores de deficiência mental

A casa localizada na Vila Ribeirópolis possui 9 moradores com vínculos em Registro-SP e em breve receberá mais um, de Cajati.

Eles passaram anos internados em hospitais psiquiátricos, privados de liberdade e, muitas vezes, vítimas de um sistema que trazia dor, solidão e tristeza. “Era pior que cadeia. Na cadeia, a gente sabe quando vai sair”, diz Tovar, de 41 anos, um dos nove moradores da Residência Terapêutica de Registro, implantada em dezembro do ano passado pela Prefeitura. 

Residência Terapêutica de Registro-SP traz qualidade de vida a portadores de deficiência mental


A última internação de Tovar foi em 2011, mas ele passou grande parte de sua vida em hospitais psiquiátricos.


Hoje, com a qualidade de vida resgatada, ele pode fazer planos para o futuro. “Vou terminar os estudos. Quero fazer Enfermagem para cuidar das pessoas com carinho. Mas antes vou fazer Psicologia para primeiro me entender”, revela Tovar, ao voltar do Centro Supletivo, onde se matriculou para concluir o Ensino Médio.








Na Residência Terapêutica, os moradores têm liberdade de sair e voltar quando querem. Não há regras estabelecidas, mas eles contam com o auxílio de cinco mediadores/cuidadores e uma técnica de enfermagem. A equipe não interfere, apenas sugere o que pode ser feito, já que a decisão final é dos moradores. 

 “O objetivo da RT é restabelecer a cidadania, promover a reinserção social e o autocuidado, aproximar os vínculos familiares. É resgatar a qualidade de vida que perderam ao longo de anos internados”, explica o Coordenador Técnico de Saúde Mental do CAPS, Sttefano Juan Bomfim Merfa, que também coordena a Residência Terapêutica.

“O maior avanço que conquistamos é a felicidade de todos os moradores, que é visível. Todos chegaram muito tristes, deprimidos. Hoje estão totalmente adaptados e com um vínculo de amizade muito grande”, comemora a Secretária Municipal de Saúde de Registro, Jô Rangel. 

A Residência se transformou num verdadeiro lar para os 9 moradores. Além da deficiência mental, dois deles têm deficiência física e uma é deficiente visual. “Nunca tivemos problemas com nenhum deles. 

No início, a vizinhança ficou apreensiva, mas hoje fizeram amizade e os jovens da rua vêm jogar bola com os moradores”, conta Sttefano.

Tovar arrumou até uma namorada: Roseli, de 51 anos, também moradora da RT. Ela passou 22 anos internada em hospital psiquiátrico. Agora, além da companhia de Tovar, ela gosta de passear e ajudar nos serviços da casa. 

Ari, de 59 anos, conta que sequer sabonete tinha no hospital onde permaneceu por 29 anos. “Me davam uma bacia com sabão em pó para tomar banho”, revela. Deficiente físico, ele arrumou um jeitinho de apoiar o giz de cera e passa horas pintando desenhos. “Gosto de borboletas, bichos, casas”, diz ele. 

O sorriso largo e constante evidencia que o sofrimento da internação ficou no passado.

Nos hospitais psiquiátricos, era comum os pacientes passarem dias sedados e sofrerem agressões. Muitos perderam totalmente os vínculos familiares, já que as visitas eram muito raras.  Moradora mais idosa da RT de Registro, Gabi tem 83 anos e veio do hospital com o corpo tomado pela escabiose. Não andava e não falava. 

Suspeita-se que ela tenha ficado internada por mais de 50 anos. Com os cuidados e as sessões de fisioterapia, hoje Gabi caminha, conversa e, o mais importante, voltou a sorrir. 

Quer colorir de preto os cabelos brancos e manda beijos com as mãos, retribuindo o carinho que recebe de todos os profissionais.


Quando questionados sobre a Residência Terapêutica, a maioria dos moradores é unânime em responder: “aqui é minha casa”. Prova de que o projeto está cumprindo seu maior objetivo. 






Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos