Do mato para a mesa, plantas não convencionais proporcionam saúde e sabor

Do mato para a mesa, plantas não convencionais  proporcionam saúde e sabor
Frango com oro-pro-nóbis, folha rica em proteína e ferro, que dá sabor especial a vários pratos

Em evento de agricultura orgânica, docente do Senac fala sobre benefícios e uso culinário de vegetais ainda pouco explorados

Do mato para a mesa, plantas não convencionais  proporcionam saúde e sabor
Andrea Mancebo Asorey, nutricionista, ressaltou os valores de plantas ainda vistas como ervas daninhas 

Embora vistas por muita gente como “mato” ou “ervas daninhas”, várias das plantas que crescem espontaneamente por toda a parte são comestíveis, altamente nutritivas e capazes de aliar saúde e sabor a uma série de receitas. Esses vegetais persistentes, que além de tudo exercem a função de recuperar e preparar o solo, são as plantas alimentícias não convencionais (pancs), cujo uso na culinária foi tema de palestra da nutricionista Andrea Mancebo Asorey, docente do Senac Santos, no Seminário de Agricultura Orgânica 2017, realizado em Registro no dia 16 de agosto.






Andrea falou dos valores nutritivos e trouxe exemplos de receitas saborosas com ora-pro-nóbis, mais rico em proteína que o feijão; broto de bambu, considerado o rei da floresta no Japão, e biomassa de banana verde (feita com a polpa cozida), que tem inúmeros benefícios e aplicações, podendo até substituir maionese, creme de leite e leite condensado. A bananeira, apesar de conhecida e comum, é considerada panc pelo fato de seu uso na alimentação normalmente restringir-se à polpa da fruta madura, enquanto o coração (ou umbigo), as cascas e os frutos verdes são desprezados.

De acordo com a nutricionista, há várias vantagens em cultivar e consumir pancs. “São plantas orgânicas por definição, não precisam de defensivos. Elas mesmas produzem as suas defesas, os compostos bioativos, e ao comê-las nós também nos beneficiamos”, explicou. Além disso, segundo ela, aportam nutrientes raramente encontrados nos alimentos que costumamos comer e ajudam a quebrar a monotonia do que levamos para a mesa.

Mas embora as pancs representem alimentação saudável barata e uma oportunidade de mercado, sua oferta comercial ainda é pequena. Para mudar esse quadro, Andrea defendeu a inclusão desses vegetais na merenda escolar e a divulgação de receitas com sua utilização, como as que ela apresentou no seminário.

Ora-pro-nóbis - Bastante comum em Minas Gerais, o ora-pro-nóbis é uma trepadeira bonita e versátil, muito usada em cercas vivas. Suas folhas são saborosíssimas e de alto valor nutricional. O consumo aumenta a imunidade, produz efeito anticancerígeno, ajuda a diminuir o colesterol e auxilia o funcionamento intestinal, entre outros benefícios.

A receita trazida em vídeo pela docente do Senac foi de um frango com ora-pro-nóbis, feito com coxa e sobrecoxa, alho, cebola, água, caldo de galinha, açafrão, sal e várias folhas de ora-pro-nóbis - acrescentadas ao prato já no final da preparação.

Broto de bambu - Um pernil em tirinhas de dar água na boca foi a sugestão de receita com broto de bambu - planta bastante utilizada na culinária oriental. À carne dourada no azeite, são acrescentados, nessa sequência, alho picado, shoyu, gengibre picado, óleo de gergelim torrado, broto de bambu cortado em rodelas e pré-cozido, cogumelo shitake, pimenta dedo de moça cortada em tirinhas e sem sementes, uma pitada de açúcar, cebolinha em pedaços longos (como tiras) e, finalmente, 1 colher de café de amido de milho dissolvido em 70 ml de água para engrossar o molho.

Também muito rico em nutrientes, o broto de bambu, segundo a nutricionista, auxilia a perda de peso, exerce ação anti-inflamatória, é excelente para a saúde cardiovascular e tem grande quantidade de fibras.

O Seminário de Agricultura Orgânica, que reuniu mais de 130 produtores e técnicos da região no auditório Senac Registro durante todo o dia 16, foi uma realização da Coordenadoria Técnica de Assistência Integral (CATI) e da Casa da Agricultura de Registro, com apoio de vários órgãos e entidades do Vale do Ribeira.


Agosto/2017 




Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos