Competição de empreendedorismo do Senac SP comemora 10 anos com mais de 27 mil alunos envolvidos

Competição de empreendedorismo do Senac SP comemora 10 anos com mais de 27 mil alunos envolvidos


O Empreenda! é uma iniciativa da instituição que contribui para a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores

A formação de uma cultura empreendedora e de inovação é o objetivo principal do Empreenda!, competição promovida pelo Senac São Paulo que está completando 10 anos. 

A disputa já envolveu mais de 10 mil projetos e 27 mil alunos.  As melhores ideias inovadoras são premiadas com visitas a centros nacionais de referência em empreendedorismo e intercâmbios no exterior.

Estreante na competição, o Senac Registro-SP participa do Empreenda! deste ano com 20 projetos, de autoria de 54 alunos.








O Empreenda! é destinado a todos os alunos de programas Aprendizagem e Educação para o Trabalho, cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Divididos em categorias, os inscritos participam de um processo de avaliação. A primeira etapa começou em abril, com a elaboração da ideia. Agora passa pelo desenvolvimento do plano de negócios. A  apresentação do projeto acontecerá em novembro.

“A instituição trabalha o empreendedorismo dentro da metodologia de ensino e em todas as modalidades. O objetivo é fomentar a cultura e a experiência empreendedora presentes em sala de aula, por meio de ações e eventos desenvolvidos ao longo do ano letivo”, reforça Marina Sierra de Camargo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo.

Vencedor da 5ª edição do Empreenda! (2012), na categoria pós-graduação, Victor Yuki, ex-aluno e diretor-executivo da Greenhub, empresa de soluções para eventos nas áreas de logística e sustentabilidade, valoriza a sua participação e as experiências adquiridas na viagem a Babson College, instituição norte-americana pioneira no ensino de empreendedorismo.

Intercâmbio estudantil - Segundo Yuki, o projeto foi essencial para entender como funciona a estruturação de um plano de negócios – da ideia inicial até a prática. “A viagem me incentivou a explorar mercados internacionais, como EUA e Europa, por exemplo, e adaptar minha ideia a outras realidades. A experiência também foi essencial no sentido de orientar o posicionamento correto da minha empresa, sobretudo do ponto de vista da análise de mercado e definição de público-alvo”, complementa.

O Empreenda! coleciona histórias de alunos e ex-alunos que participaram da competição e foram incentivados a inovar no ambiente profissional. Segundo a coordenadora da área de empreendedorismo, a atitude empreendedora está no DNA de todos os cursos da instituição.

“O Senac acredita que estimular posturas empreendedoras nos alunos contribui para a construção de uma sociedade de oportunidades, na qual o indivíduo assume o papel de inovar, criar e realizar seus próprios projetos de vida. Vencedores da competição ou não, muitos de nossos alunos aproveitaram o espírito e tiraram do papel ideias que hoje ganham corpo no mercado de trabalho”, valoriza.

Go Sola: case vencedor - Na última edição do Empreenda! (2016), as alunas Ana Gabriela Sotero Machado e Giovana Pardo Razeira venceram a competição na categoria pós-graduação, após apresentarem um plano de negócios para o aplicativo Go Sola. A plataforma, atualmente em desenvolvimento, irá ajudar mulheres que viajam ou desejam viajar sozinhas a se sentirem mais seguras. A ideia nasceu após duas jovens argentinas, que viajavam como mochileiras pelo Equador, serem encontradas mortas na cidade de Montañita.

Outros projetos vencedores das edições anteriores do Empreenda! e a programação completa para esse ano, podem ser acompanhados por meio do Portal: www.sp.senac.br/empreenda.

Semana Global do Empreendedorismo - O Senac São Paulo participa, anualmente, da Semana Global do Empreendedorismo, movimento articulado pela Endeavor no Brasil, organização de apoio ao empreendedorismo e a empreendedores, que reúne milhares de organizações em mais de 150 países para debater a importância do assunto no desenvolvimento econômico e social.  

Empreendedorismo no Senac - No Senac São Paulo, o empreendedorismo é um modo criativo e inovador de pensar e agir com relação a oportunidades para a geração de valor individual e coletivo. Trata-se de um conceito mais amplo do que apenas o de iniciar ou gerir um negócio próprio: é a atitude inovadora do profissional ao agir no seu ambiente, identificar oportunidades e criar iniciativas diferenciadas, como uma nova empresa, uma iniciativa social ou sugerir e operar transformações em uma organização.

Dessa forma, a instituição investe na cultura e na experiência empreendedora dentro de suas salas de aula, fomentando-a também por meio de ações e eventos realizados ao longo do ano.

Para conferir o portfólio de cursos da instituição voltados ao empreendedorismo, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/empreendedorismo.

Serviço:
Empreenda!
Preliminar – de 3 de abril a 31 de julho
Semifinal – de 1º de agosto a 6 de novembro
Final – de 7 de novembro a 16 de novembro


Julho/2017






Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos