Especialistas Latino Americanos discutem Atrofia Muscular Espinhal

Especialistas Latino Americanos discutem Atrofia Muscular Espinhal

Discussão médica sobre doença genética rara de herança autossômica recessiva tem foco no diagnóstico e manejo dos sintomas mais frequentes da enfermidade e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes

São Paulo, 15 de maio de 2017 – Entre os dias 12 e 13 de maio, especialistas médicos se encontraram em São Paulo para discutir a atrofia muscular espinhal: diagnóstico, manejo dos sinais e sintomas clínicos, tratamento e perspectivas futuras para a doença. 

O evento foi organizado pela Biogen, empresa pioneira em biotecnologia, e contou com mais de 60 médicos especialistas em doenças neuromusculares da América Latina.

Entre os participantes, estavam neurologistas, neuropediatras, geneticistas, pneumologistas e ortopedistas de diversas regiões do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. “É fundamental promover o intercâmbio de informações médicas. 

A atrofia muscular espinhal é uma doença rara e pouco conhecida. O tratamento requer cuidados de diferentes profissionais”, explica Elaine Rahal, diretora médica da Biogen para a América Latina.









A AME é uma doença genética caracterizada pela perda de neurônios motores na medula espinhal e tronco cerebral inferior, que resulta em severa e progressiva atrofia muscular. É a principal causa genética de óbito de bebês e crianças. Indivíduos com tipos mais severos de AME podem perder seus movimentos e ter dificuldades de executar atividades motoras básicas, como respirar e engolir. 

Devido às mutações no gene SMN1, pacientes com AME não produzem quantidade suficiente da proteína SMN de (sobrevivência do neurônio motor), que é um fator crítico para a manutenção e sobrevivência dessas células. A severidade da doença está correlacionada com a quantidade de proteína SMN produzida pelo organismo. Atualmente, não há tratamento aprovado para AME no Brasil.

“Existem mais de 8 mil tipos de doenças raras, a grande maioria de origem genética. Sabemos como essas doenças impactam os pacientes e seus familiares, precisamos falar sobre isso e avançar no conhecimento sobre essas patologias. Esse encontro é uma iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos sobre AME na América Latina”, comenta Sameer Savkur, diretor geral da Biogen Brasil. 

A companhia dispõe de canal para responder solicitações, de informações, provenientes de profissionais de saúde: medinfobrazil@biogen.com

Referências:

1. Ogino S, Wilson RB. Spinal muscular atrophy: molecular genetics and diagnostics. Expert Rev Mol Diagn 2004;4:15-29.
2. Scheffer H, Cobben JM, Matthijs G, Wirth B. Best practice guidelines for molecular analysis in spinal muscular atrophy. Eur J Hum Genet 2001;9:484-91.

3. Zerres K, Rudnik-Schoneborn S, Forrest E, Lusakowska A, Borkowska J, Hausmanowa-Petrusewicz I. A collaborative study on the natural history of childhood and juvenile onset proximal spinal muscular atrophy (type II and III SMA): 569 patients. J Neurol Sci 1997;146:67-72.

4. Dar ras BT. Neuromuscular disorders in the newborn. Clin Perinatol 1997;24:827-44.

5. Iannaccone ST, Browne RH, Samaha FJ, Buncher CR. Prospective study of spinal muscular atrophy before age 6 years. DCN/SMA Group. Pediatr Neurol 1993;9:187-93.

6. Richard S Finkel, Claudia A Chiriboga, Jiri Vajsar, John W Day, Jacqueline Montes, Darryl C De Vivo, Mason Yamashita, Frank Rigo, Gene Hung, Eugene Schneider, Daniel A Norris, Shuting Xia, C Frank Bennett, Kathie M Bishop. Treatment of infantile-onset spinal muscular atrophy with nusinersen: a phase 2, open-label, dose-escalation study, Rev Lancet, 2016










Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos