Receba Grátis Noticias do Município de Registro-SP.
quinta-feira, 23 de março de 2017

Prefeitura de Registro-SP reúne setores para discutir questão dos moradores em situação de rua

,



Prefeitura de Registro-SP reúne setores para discutir questão dos moradores em situação de rua

Na segunda-feira (20/03) pela manhã, a Prefeitura de Registro-SP reuniu representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Fraterno Auxílio Cristão (FAC), Polícia Militar, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) para discutir a questão dos moradores em situação de rua.


Se a população se sente agredida ou presencia atos de vandalismo ou uso de drogas, é preciso acionar a Polícia Miliar pelo 190 e aguardar para registrar a ocorrência


Uma das reclamações mais constantes que tem chegado para a Prefeitura de Registro-SP é em relação aos moradores que permanecem na Praça dos Expedicionários. Eles ficam na praça enquanto aguardam o almoço servido no FAC, entidade ligada à Igreja Católica. 










Como a maioria apresenta problemas ligados ao alcoolismo, a presença deles no local tem causado transtornos aos pedestres que passam por ali.

Segundo o FAC, cerca de 50 pessoas em situação de rua almoçam todos os dias na entidade, sendo que 12 são moradores de Registro-SP, com família residente no município, e o restante geralmente está de passagem pela cidade. “A maioria dos moradores em situação de rua perdeu os vínculos com a família e optou em viver na rua. 

É preciso entender que eles têm direito de ir e vir e a Prefeitura não pode proibi-los de ficar na praça ou em qualquer outro local público”, explica a Secretária Municipal de Assistência, Cristiane Marques.

Se a população se sente agredida ou presencia atos de vandalismo, uso de drogas ou atentado ao pudor (pessoas nuas ou fazendo necessidades fisiológicas em público), é preciso acionar a Polícia Miliar pelo 190 e aguardar para registrar a ocorrência. Segundo a PM, normalmente quando a polícia chega ao local a situação já se normalizou e não há quem se responsabilize pela denúncia. 

Ainda que os policiais realizem rondas constantes, também não podem proibir homens e mulheres de permanecer em um local público somente pelo fato de estarem alcoolizados.

A Secretaria de Assistência também já realizou o levantamento dos moradores em situação de rua que são do município. 

A maioria deles já foi internada em clínicas de tratamento, mas acabou retornando à dependência química ou alcoolismo. “Quem vive na rua normalmente passou por traumas muito graves, situações difíceis que levaram ao alcoolismo e ao uso de drogas. 

É uma opção viver na rua e nós não podemos obriga-los a mudar de vida”, enfatiza Cristiane Marques.


As Secretarias de Saúde e Assistência também irão traçar estratégias de atendimento aos moradores de rua, envolvendo inclusive outras secretarias da Prefeitura. Uma das ideias é prestar orientações enquanto eles almoçam no FAC, buscando aproximação e criação de vínculo. 

A entidade tem convênio com a Prefeitura de Registro-SP desde 2010 para atendimento à população em situação de rua.


OBRA – Uma das questões levantadas foi em relação aos tapumes que cercam parte da Praça, que estaria propiciando a permanência de pessoas no local. 

A reforma da Praça dos Expedicionários é uma obra de responsabilidade da Secretaria Estadual de Turismo, que tem enfrentado dificuldades em retomar os trabalhos. 

A Prefeitura de Registro-SP já notificou e multou a empreiteira por duas vezes, exigindo que os tapumes permaneçam fechados.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Prefeitura de Registro-SP reúne setores para discutir questão dos moradores em situação de rua”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile Registro-SP

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+
Facebook
Recomende-nos no Google
Link-me

Registro-SP Copyright © 2011 | Design by: [ Elizandra Aparecida Nóbrega ] | Movido a: [ Blogger ]