Prefeitura de Registro-SP reúne setores para discutir questão dos moradores em situação de rua


Prefeitura de Registro-SP reúne setores para discutir questão dos moradores em situação de rua

Na segunda-feira (20/03) pela manhã, a Prefeitura de Registro-SP reuniu representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Fraterno Auxílio Cristão (FAC), Polícia Militar, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) para discutir a questão dos moradores em situação de rua.


Se a população se sente agredida ou presencia atos de vandalismo ou uso de drogas, é preciso acionar a Polícia Miliar pelo 190 e aguardar para registrar a ocorrência


Uma das reclamações mais constantes que tem chegado para a Prefeitura de Registro-SP é em relação aos moradores que permanecem na Praça dos Expedicionários. Eles ficam na praça enquanto aguardam o almoço servido no FAC, entidade ligada à Igreja Católica. 










Como a maioria apresenta problemas ligados ao alcoolismo, a presença deles no local tem causado transtornos aos pedestres que passam por ali.

Segundo o FAC, cerca de 50 pessoas em situação de rua almoçam todos os dias na entidade, sendo que 12 são moradores de Registro-SP, com família residente no município, e o restante geralmente está de passagem pela cidade. “A maioria dos moradores em situação de rua perdeu os vínculos com a família e optou em viver na rua. 

É preciso entender que eles têm direito de ir e vir e a Prefeitura não pode proibi-los de ficar na praça ou em qualquer outro local público”, explica a Secretária Municipal de Assistência, Cristiane Marques.

Se a população se sente agredida ou presencia atos de vandalismo, uso de drogas ou atentado ao pudor (pessoas nuas ou fazendo necessidades fisiológicas em público), é preciso acionar a Polícia Miliar pelo 190 e aguardar para registrar a ocorrência. Segundo a PM, normalmente quando a polícia chega ao local a situação já se normalizou e não há quem se responsabilize pela denúncia. 

Ainda que os policiais realizem rondas constantes, também não podem proibir homens e mulheres de permanecer em um local público somente pelo fato de estarem alcoolizados.

A Secretaria de Assistência também já realizou o levantamento dos moradores em situação de rua que são do município. 

A maioria deles já foi internada em clínicas de tratamento, mas acabou retornando à dependência química ou alcoolismo. “Quem vive na rua normalmente passou por traumas muito graves, situações difíceis que levaram ao alcoolismo e ao uso de drogas. 

É uma opção viver na rua e nós não podemos obriga-los a mudar de vida”, enfatiza Cristiane Marques.


As Secretarias de Saúde e Assistência também irão traçar estratégias de atendimento aos moradores de rua, envolvendo inclusive outras secretarias da Prefeitura. Uma das ideias é prestar orientações enquanto eles almoçam no FAC, buscando aproximação e criação de vínculo. 

A entidade tem convênio com a Prefeitura de Registro-SP desde 2010 para atendimento à população em situação de rua.


OBRA – Uma das questões levantadas foi em relação aos tapumes que cercam parte da Praça, que estaria propiciando a permanência de pessoas no local. 

A reforma da Praça dos Expedicionários é uma obra de responsabilidade da Secretaria Estadual de Turismo, que tem enfrentado dificuldades em retomar os trabalhos. 

A Prefeitura de Registro-SP já notificou e multou a empreiteira por duas vezes, exigindo que os tapumes permaneçam fechados.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Translate

Rede Sabrina

Rede Sabrina

Ultragaz

Ultragaz

Banca do Vanildo

Banca do Vanildo

Colégio Inovar

Vijac

Vijac

Auto Escola Sena

Auto Escola Sena

ValeNautico

ValeNautico

Ilso Agroambiental

Ilso Agroambiental

Rino Imoveis

Rino Imoveis

Soluções Calhas

Soluções Calhas

Capa Mania

Capa Mania

Célio Campos

Célio Campos

Infovale

Infovale

Empregos no Japão

Empregos no Japão

Centro Automotivo Inácio

Centro Automotivo Inácio

Viver Bem Paisagismo

Viver Bem Paisagismo

Claudiney Vidros

Claudiney Vidros

Litomaq

Litomaq

Marmitex Novo Sabor

Marmitex Novo Sabor

Bruno Boaski

Bruno Boaski
Elizandra Aparecida Nóbrega. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Arquivos