Receba Grátis Noticias do Município de Registro-SP.
terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde de Registro-SP reforça combate ao mosquito da dengue com nebulização

,


Secretaria de Saúde de Registro-SP reforça combate ao mosquito da dengue com nebulização



Medida emergencial é indicada pelo Ministério da Saúde após confirmação da doença. Município apresenta dois casos confirmados de dengue neste início de ano

Secretaria de Saúde de Registro-SP reforça combate ao mosquito da dengue com nebulização

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro continua com as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya a pleno vapor. Na última sexta-feira, 20/01, assim que recebeu a confirmação do primeiro caso de dengue de 2017, a Vigilância Epidemiológica realizou a nebulização em toda a área próxima à casa do infectado, situada no Centro da cidade.

A nebulização, ou chamado “fumacê”, é uma medida emergencial indicada pelo Ministério da Saúde para reduzir a transmissão da doença ao eliminar os mosquitos na fase adulta. “O trabalho de combate à dengue é feito durante o ano todo e precisa da colaboração de todos os moradores. 









A única forma de parar a transmissão da doença é eliminar o mosquito transmissor e os criadouros, por isso as ações da população são fundamentais. É importante ter alguém em casa responsável por monitorar e retirar os possíveis criadouros”, alerta a Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Registro, Ezeiza Stockler.

De 1º a 23 de janeiro, Registro teve 6 casos notificados de dengue, sendo que dois foram confirmados (ambos no Centro). Os exames estão sendo realizados porque a Prefeitura tem comprado de laboratórios da rede privada, visando garantir a intervenção necessária para o tratamento dos pacientes e para o bloqueio do transmissor.

Além da nebulização, que deve ser feita somente após a confirmação do caso, a Prefeitura tem realizado os mutirões de combate à dengue nos bairros mais afetados pela doença e pela presença de criadouros do mosquito. Entre outubro e dezembro do ano passado, os agentes de saúde visitaram 8.565 imóveis em 29 bairros, sendo que em 76,6% desses imóveis foram encontrados materiais que acumulam água e contribuem com a proliferação do Aedes. 

“Registro é um município infestado pelo Aedes aegypti, por isso é muito difícil conter os casos de dengue. A colaboração de todos para a remoção dos possíveis criadouros é fundamental e indispensável nessa luta contra a doença”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Jô Rangel. Em 2016, Registro teve 351 notificações e 216 casos confirmados de dengue. Os bairros mais afetados foram Vila Nova (39 casos), Vila Ribeirópolis (25), Centro (24), Arapongal (18) e Alay Correa (16).


A Secretaria de Saúde continua alerta e, além da nebulização, segue com os mutirões nos bairros, os bloqueios (visitas casa a casa nas áreas com caso confirmado) e orientações à população. No último sábado, 21/01, o mutirão na Vila Nova acabou adiado por volta das 11h em razão da chuva. A ação no bairro foi remarcada para o próximo sábado, 28/01, das 8h às 17h. 
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Secretaria de Saúde de Registro-SP reforça combate ao mosquito da dengue com nebulização”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+
Facebook
Recomende-nos no Google
Link-me

Registro-SP Copyright © 2011 | Design by: [ Elizandra Aparecida Nóbrega ] | Movido a: [ Blogger ]