A História do Tooro Nagashi em Registro-SP A História do Tooro Nagashi em Registro-SP - Registro-SP A História do Tooro Nagashi em Registro-SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

A História do Tooro Nagashi em Registro-SP

O que é Tooro Nagashi


A História do Tooro Nagashi em Registro-SP



O Tooro Nagashi é tradicionalmente realizado no Japão. O Evento acontece ao anoitecer do último dia de Finados. (no Japão são 3 dias). Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados.


No Japão, o mais famoso Tooro Nagashi é o de Nagasaki. Conforme a região, soltam-se os barquinhos durante a festa de Tanabata.


Como Começou o TooroNagashi no Vale do Ribeira


Há cerca de 60 anos, um viajante japonês passou por esta região. Hospedou-se numa pensão de Seta Barras e certa manhã desceu ao rio para lavar o rosto, caiu e se afogou. A família dele no Japão pediu ao Obosan (Sacerdote) de Nichirenshu (uma das doutrinas do budismo) da mesma terra (província de Fukui) que um dia rezasse no Brasil pela alma do filho falecido.


Em 1954 o casal Emei e Myoho Ishimoto, recém casados no Japão, veio para São Paulo quando a noiva tinha apenas 18 anos. O Sr. Emei Ishimoto, obosan de Nichirenshu, procurou o Sr. Bunzo Kasuga, único adepto de Nichirenshu de Registro-SPe realizou o primeiro Tooro Nagashi em 1955.


Nesta cerimônia religiosa do primeiro Tooro Nagashi de Registro-SP, foram soltos sete tooros em homenagem a sete vitimas que foram: o viajante japonês, e as vítimas das famílias Hajime Yoshimoto, Tomeji Musha e Teizo Akune e outros.

O sacerdote Emei Ishimoto e Bunzo Kasuga conseguiram a doação de um terreno da Prefeitura Municipal de Registro-SP para construir o monumento em homenagem às vítimas de afogamento.

O monumento foi erguido na Rua Miguel Aby-Azar, às margens do Rio Ribeira do Iguape, onde é realizada anualmente a cerimônia religiosa de Tooro Nagashi.

Em 1984, faleceu Emei Ishimoto aos 57 anos de idade. Depois, a Sra. Myoho Ishimoto, viúva do Sr. Emei, continuou com a tradição e participa até hoje da cerimônia de Tooro Nagashi. Após o falecimento do Sr. Bunzo Kasuga, seu filho Kesao continuou organizando o Tooro Nagashi, juntamente com o Sr. Hajime Yoshimoto.

Três anos antes de falecer o Sr. Kesao Kasuga procurou a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro-SP (Bunkyo), para pedir apoio para dar continuidade à cerimônia do Tooro Nagashi.

O Bunkyo, que já angariava recursos junto a seus associados, passou a participar ativamente da organização do evento. Atualmente, o Tooro Nagashi é promovido por Nichirenshu do Brasil, Bunkyo, Registro Base Ball Clube (RBBC) e Prefeitura Municipal de Registro-SP.

No ano passado foram soltos 2.000 tooros no Rio Ribeira. Neste ano, serão colocados 2.500 tooros nas águas do rio. A escuridão das águas reflete as luzes coloridas dos barquinhos,levando as almas dos antepassados. No céu, os fogos de artifício iluminam a noite, proporcionando uma paisagem de sonhos que emocionam a multidão.

Tooro Nagashi é uma cerimônia ecumênica

A História do Tooro Nagashi em Registro-SP

Atualmente, a cerimônia do Tooro Nagashi é ecumênica e conta com a participação de adeptos de Nichirenshu do Brasil, Registro Honganji, Igreja Católica, Seicho-no-Iê, Igreja Episcopal, Igreja Messiânica, Omotokyo e Sokagakkasi. As orações são dirigidas a todos os antepassados e não apenas às vítimas de afogamento.

Na noite de 2 de Novembro, antes de soltar os Tooros, dois jovens batem taiko (tambores japoneses) em um barco, para purificação das águas do rio. Depois os barquinhos começam a ser colocados um a um, colorindo as águas.

O Tooro Nagashi de Registro-SP integra o calendário oficial de eventos turísticos do município e do Estado de São Paulo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem